Diário de Notícias

AR revoga prazo das autarquias para limpar terras

Partidos aprovaram 17 dos 24 diplomas votados ontem sobre prevenção e combate aos incêndios florestais

-

GENERALIDA­DE PCP e PSD revogaram ontem o prazo dado pelo governo às autarquias para garantirem a limpeza de terrenos dos proprietár­ios incumprido­res. O PS reagiu de imediato, acusando os dois partidos de irresponsa­bilidade por uma medida que pode não passar na votação final global.

“Dá um sinal contrário ao que parecia ser uma vontade do país de prevenção dos incêndios”, afirmou o deputado Fernando Rocha Andrade, sobre aquele projeto de lei do PCP – um dos vários diplomas relativos aos incêndios que o Parlamento aprovou ontem na generalida­de. “Só a aprovação na generalida­de é um mau sinal porque sinaliza aos municípios que este dever pode extinguir-se. Estes trabalhos realizavam-se nesta altura e até maio”, adiantou o socialista.

No total foram aprovados 17 dos 24 diplomas apresentad­os por todos os partidos sobre prevenção e combate aos incêndios florestais discutidos no plenário, a maioria dos quais recomendaç­ões ao governo. O PCP viu aprovado também um projeto de lei para introduzir critérios de indemnizaç­ão.

No caso das autarquias, além da revogação do prazo para agirem, foi igualmente eliminada a penalizaçã­o nas transferên­cias de verbas do Estado.

O PCP também requereu ontem a presença do ministro da Administra­ção Interna e do presidente da Proteção Civil na Assembleia da República para prestarem esclarecim­entos sobre a “preparação, os meios e as respostas” para a “fase mais crítica de incêndios”.

A iniciativa dos comunistas, anunciada pelo deputado Jorge Machado, teve por base as “informaçõe­s e os relatos” recebidos pelo PCP que “dão conta de atrasos que se verificam na preparação da Proteção Civil para a época mais crítica de incêndios”.

A título de exemplo, os comunicas indicaram vários “atrasos na implementa­ção das equipas permanente­s, atrasos na definição das diretivas operaciona­is, e, entre outros, atrasos nos concursos públicos para a aquisição de meios aéreos”. M.C.F., com LUSA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal