Diário de Notícias

British Medical Journal publicou um paper em que se cita o caso de uma paciente espanhola com esquizofre­nia paranoide que foi considerad­a possessa e submetida a “múltiplos exorcismos” por padres da arquidioce­se de Madrid

-

que não o próprio paciente. É proibido emitir qualquer parecer sobre alguém que não seja a pedido do próprio ou de quem o representa legalmente no caso de estar inabilitad­o. Um simples estudante de Direito sabe que isso é ilegal. Vamos imaginar que têm uma pool de três ou quatro ou cinco psiquiatra­s a quem recorrem. Isso é grave. O código deontológi­co dos médicos não permite fazer isso. É a negação total da deontologi­a. É um disparate, porque é proibido legalmente e sobretudo eticamente.”

Em 2011, o British Medical Journal publicou um paper em que se cita o caso de uma paciente espanhola com esquizofre­nia paranoide que foi considerad­a possessa e submetida a “múltiplos exorcismos” por padres da arquidioce­se de Madrid, embora estivesse em tratamento psiquiátri­co. Três anos depois, foi notícia, também em Espanha, o caso de uma menor sujeita, por iniciativa dos pais, a vários exorcismos, entre abril e junho de 2012, em Valladolid. A jovem sofreria de anorexia, automutila­r-se-ia e teria mesmo tentado suicidar-se e os exorcismos foram reconhecid­os pelo bispo da área, que assegurou não ter dado autorizaçã­o para os mesmos. A situação foi denunciada por familiares e deu origem a uma investigaç­ão judicial, que acabou por ser arquivada.

Em 2015, no Reino Unido, um médico, membro da Igreja Pentecosta­l, foi impedido de continuar a praticar medicina por ser acusado de, em 2013, operar pelo menos um exorcismo numa paciente diagnostic­ada com depressão, tendo-lhe alegadamen­te dito para não tomar mais medicament­os nem contar ao psiquiatra que a seguia porque “os psiquiatra­s fazem o trabalho do diabo”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal