Diário de Notícias

Ronaldo defronta segunda principal vítima na UEFA

Champions. Real Madrid no caminho do Bayern, a quem o português apontou nove golos em seis jogos. Liverpool ou Roma na final de Kiev

- DAVID PEREIRA

O sorteio das meias-finais da Liga dos Campeões, realizado ontem em Nyon (Suíça), ditou a reedição da eterna final antecipada, entre Bayern Munique e Real Madrid. Eterna final antecipada porque os dois colossos do futebol europeu já se defrontara­m por 24 vezes (18 na liga milionária), um recorde nas provas da UEFA, 12 das quais em meias-finais da Champions, mas nunca mediram forças no jogo de atribuição do troféu.

Em seis desses duelos participou Cristiano Ronaldo, autor de nove golos aos bávaros, que são a segunda principal vítima de CR7 nas competiçõe­s europeias – apenas marcou mais à Juventus (10). O avançado português, 33 anos, é o principal candidato a desequilib­rar a balança entre Bayern e Real, que somam 11 vitórias cada (e dois empates) nas duas dúzias de confrontos. Na verdade, CR7 até ajudou a equilibrar a dita balança, uma vez esteve em campo nos derradeiro­s cinco jogos entre as duas equipas, que terminaram todos com triunfo merengue.

Atração principal das partidas que vão realizar-se no dia 25 em Munique e a 1 de maio na capital espanhola, Ronaldo mereceu os elogios do treinador dos alemães, Jupp Heynckes, que em 1997-98 levou os madridista­s à conquista do sétimo (de 12) título europeu. “Na história do futebol sempre houve grandíssim­os jogadores e ele figura nessa lista. Juntamente com Messi, é o melhor do mundo. Falo muitas vezes com Toni Kroos [médio do Real Madrid] e ele diz-me o quão profission­al e ambicioso Ronaldo é. Isso fala por si. Ronaldo faz isso todos os dias, é por isso que merece elogios. Mas o que importa neste tipo de jogos é a equipa. Oxalá que ele não esteja no seu melhor quando nos defrontar”, referiu o veterano técnico de 72 anos, cujo sucessor foi conhecido ontem: o croata Niko Kovac, que atualmente orienta o Eintracht Frankfurt.

O duplo confronto entre os dois gigantes do futebol europeu vai também ficar marcado pelo reencontro de James Rodríguez com o Real Madrid, clube ao qual ainda está ligado contratual­mente, embora emprestado ao Bayern. O bávaro Robben e o madridista Kroos também vão defrontar as antigas equipas, com vista à presença na final que se vai realizar no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, a 26 de maio.

A outra meia-final não é considerad­a uma final antecipada pela imprensa internacio­nal, mas a verdade é que Liverpool e Roma já se defrontara­m num jogo de atribuição do troféu e Real Madrid e Bayern não. Aconteceu em 1983-84, com os reds a levarem a melhor sobre os romanos nas grandes penalidade­s, por 4-2, após 1-1 no final dos 90 minutos e do prolongame­nto.

Phil Neal e Roberto Pruzzo foram os autores dos golos nesse desafio, curiosamen­te disputado no Estádio Olímpico de Roma, mas hoje os intervenie­ntes são outros. Agora, Mohamed Salah é a grande figura do Liverpool, que no verão do ano passado o contratou por 42 milhões de euros... à Roma, clube pelo qual brilhou nas duas temporadas anteriores. Atlético Madrid diante de Arsenal O cardápio das meias-finais da Liga Europa também tem uma final antecipada, entre Arsenal e Atlético Madrid, dois clubes que nunca se defrontara­m para as competiçõe­s europeias. A primeira mão é em Londres, dia 26, jogando-se a segunda a 3 de maio.

Nas mesmas datas, Marselha e RB Salzburgo vão voltar a medir forças, primeiro em França e depois na Áustria. Os dois conjuntos já se tinham encontrado na fase de grupos – com o V. Guimarães inserido –, com uma vitória dos austríacos em casa (1-0) e um empate em solo gaulês (0-0). A final está agendada para 16 de maio, na cidade francesa de Lyon.

 ??  ?? CR7 marcou cinco golos ao Bayern nos quartos-de-final da época passada
CR7 marcou cinco golos ao Bayern nos quartos-de-final da época passada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal