Diário de Notícias

Brexit “é uma vantagem” para os países ibéricos

-

VISITA DE ESTADO O brexit “objetivame­nte é uma vantagem” para Portugal e para Espanha. O argumento é do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que ontem à noite chegou a Madrid para uma visita de Estado que começará oficialmen­te hoje, prolongand­o-se até quarta-feira.

Falando aos jornalista­s no Palácio do Pardo, que o acolherá por estes dias, Marcelo argumentou que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) prevista para 2019 reforça o peso das línguas de Portugal e de Espanha, já de si em cresciment­o no mundo e no espaço comunitári­o europeu. Saindo o Reino Unido da UE, os dois países ibéricos reforçarão o seu “peso singular” que já têm, enfatizou o Presidente da República. Para Marcelo, Portugal e Espanha vivem “um momento sem igual” nas suas relações bilaterais (políticas, económicas e culturais). E neste contexto sublinhou que os dois países não podem ter “ciúmes” um do outro quando, por exemplo, a economia espanhola cresce no espaço da lusofonia e quando a economia portuguesa cresce no espaço ibero-americano.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que esta é a décima vez que, enquanto chefe do Estado, se encontra com Felipe VI. Sobre a Catalunha, o Presidente recusou fazer comentário­s, dizendo que essa é uma “questão interna” de Espanha. Esta deslocação surge na sequência de uma visita dos reis de Espanha a Portugal em novembro de 2016. JOÃO PEDRO HENRIQUES, enviado a Madrid

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal