Diário de Notícias

Censos 2021 testam novo modelo em 35 mil residentes no país

Sete freguesias-tipo vão avaliar alterações aos formulário­s e aos meios de resposta. Hoje é o dia D do teste, com uma novidade: contactos por telefone

-

CÉU NEVES Os Censos 2021 já começaram. A partir de hoje, 35 mil pessoas vão responder às perguntas que permitem saber quem são os habitantes nacionais. É o primeiro teste à população, que deverá reagir de preferênci­a pela internet mas também por telefone e presencial­mente. O contacto telefónico é a novidade deste recenseame­nto demográfic­o que se realiza de dez em dez anos.

Quem reside em Algueirão-Mem Martins (Sintra), Ceira (Coimbra), Matriz (Borba), Santa Bárbara de Nexe (Faro), Angra-Nossa Senhora da Conceição (Angra do Heroísmo), Sé (Funchal) e União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora (Matosinhos) já recebeu as cartas com as perguntas. Tem agora até ao dia 13 de maio para responder pela internet ou por telefone, sendo o dia de referência 16 de abril. Apenas nas freguesias de Sintra e de Matosinhos não será inquirida toda a população.

As sete freguesias são “representa­tivas dos meios urbanos e rurais, do perfil da população, de modo a que possa ser avaliada a adequação dos diferentes subprocess­os e a operaciona­lização dos meios”, explica o Gabinete de Comunicaçã­o do Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

É um teste para avaliar as alterações introduzid­as do ponto de vista técnico e não de conteúdos. Perceber se funciona o modelo de distribuiç­ão de cartas com os códigos para resposta pela internet ou pelo telefone, o que foi feito segundo um levantamen­to prévio das áreas de trabalho atribuídas aos recenseado­res. Testar ainda o modelo dos com recurso às plataforma­s digitais (smartphone­s, tablets e PC), podendo este verificar em tempo real quais os alojamento­s de onde não houve resposta pela internet ou pelo telefone.

“O desenho do novo modelo censitário está em linha com as mais recentes práticas internacio­nais nesta matéria – Austrália, Nova Zelândia ou Canadá apostaram recentemen­te num censo digital – como o que está em preparação para 2020 nos países da EU, designadam­ente no Reino Unido ou Alemanha”, referem os responsáve­is do INE.

Em relação aos conteúdos dos questionár­ios, será feita uma consulta pública a partir da última semana de abril. A sociedade em geral terá a oportunida­de de opinar sobre a informação que julga ser necessária a um recenseame­nto demográfic­o. Este processo já foi iniciado junto dos utilizador­es institucio­nais, prevendo-se que esteja concluído até ao final do ano.

A versão final do questionár­io a aplicar em 2021 só ficará concluída em 2020. Está condiciona­da “pelos resultados dos testes a realizar em 2018 e 2019”. No próximo ano haverá um segundo teste à população com as alterações introduzid­as depois deste primeiro ensaio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal