Diário de Notícias

Viagens difíceis para o FC Porto e um dérbi lisboeta escaldante

Últimas quatro jornadas ainda reservam muitas emoções: dragões visitam a Madeira e Guimarães, e há um Sporting-Benfica

-

Com apenas quatro jornadas para o final do campeonato, o FC Porto isolou-se na frente, mas Sérgio Conceição apressou-se a avisar que nada está ganho e o calendário que resta suporta a prudência do técnico, já que os dragões ainda têm pela frente duas deslocaçõe­s tradiciona­lmente complicada­s aos palcos de Marítimo e Vitória de Guimarães.

São dois os pontos de vantagem para o Benfica (na prática são três, devido ao confronto direto), mas esta ponta final da época ainda reserva muitas emoções. Se levarmos em conta o histórico recente (ver quadro) com as quatro equipas que o FC Porto defronta até ao fim da época, é de facto cedo para encomendar faixas.

O próximo embate é com o V. Setúbal, que na época passada arrancou um empate no Dragão crucial para o título do Benfica. De seguida, há a sempre complicada deslocação aos Barreiros, onde o FC Porto não venceu o Marítimo nas últimas cinco partidas da Liga. O confronto seguinte será a receção ao Feirense, que na temporada passada também empatou no Dragão, e finalmente segue-se o embate em Guimarães na última jornada do campeonato. O FC Porto ganhou lá em 2016-2017, mas só duas vezes nas últimas cinco épocas.

Já o Benfica, segundo classifica­do, começa por ter uma deslocação ao terreno do “aflito” Estoril, na próxima jornada, onde venceu nas últimas cinco partidas e, entre duas receções com história recente imaculada (Tondela, na 32.ª ronda, e Moreirense, a fechar o campeonato), tem a escaldante deslocação ao Estádio de Alvalade para o dérbi com o Sporting – no qual o tal histórico recente diz que o Benfica até se tem saído bem, com três empates e duas vitórias desde 2012-2013.

Na terceira posição está o Sporting, que, apesar de mais distante (cinco pontos para o líder), não está afastado da luta pelo título, muito menos da luta pelo segundo lugar, que dá direito à terceira pré-eliminatór­ia da Liga dos Campeões. Os leões têm também duas deslocaçõe­s arriscadas, aos terrenos de Portimonen­se e Marítimo, e uma receção (na próxima ronda) ao Boavista. Mas o ponto mais quente do calendário leonino é o dérbi com o Benfica. Mais que não seja, se nenhum dos rivais perder pontos até lá, Alvalade será palco de uma disputa direta pelo valioso segundo lugar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal