Diário de Notícias

Tiros, sete detenções e alguns feridos após desacatos entre adeptos e polícia

Após o final da partida, um grupo de simpatizan­tes do Benfica começou a atirar pedras, garrafas e outros artefactos contra a polícia. PSP confirmou sete detenções e também vários ferimentos entre adeptos e agentes

-

CARLOS NOGUEIRA O final do jogo entre Benfica e FC Porto ficou marcado por confrontos entre adeptos encarnados e a polícia, tendo mesmo sido disparados alguns tiros de aviso por parte das autoridade­s, que procederam a sete detenções.

Tudo aconteceu junto às imediações do Estádio da Luz após o fim do jogo (na chegada não houve incidentes a registar), concretame­nte na avenida do lado da rotunda Cosme Damião, quando a polícia se preparava para acompanhar a saída dos adeptos azuis e brancos. Nessa altura, alguns adeptos do Benfica envolveram-se em algumas confusões, o que levou os agentes do corpo de intervençã­o, que foram atingidos com engenhos pirotécnic­os, garrafas e pedras, a realizar uma carga policial para dispersar os adeptos, disparando tiros de shotgun de aviso para o ar.

Os adeptos colocaram-se em fuga, a grande maioria para escapar da confusão que se criou, o que levou a que muitas centenas invadissem cafés e mesmo um hotel nas imediações do palco dos encarnados. Na sequência desta carga policial, alguns adeptos tiveram de receber assistênci­a médica, com a presença de ambulância­s no local, e vários foram encaminhad­os para hospitais da zona, sobretudo por terem sido atingidos por pedras e garrafas arremessad­as.

Só depois de a calma voltar a tomar conta das ruas junto ao Estádio da Luz é que a polícia decidiu encaminhar os adeptos azuis e

Desacatos entre polícias e adeptos originaram sete detenções brancos, por volta das 21.00, para os autocarros e viaturas privadas que os trouxeram até à capital, que ficaram estacionad­os na Pontinha. Durante o trajeto não se registaram mais desacatos de grande destaque com os cerca de três mil adeptos portistas, que, diga-se, fizeram a festa durante os pouco mais de cinco quilómetro­s que fizeram a pé.

No final da operação, a polícia de segurança pública confirmou que existiram “sete detidos, alguns pela posse de artefactos pirotécnic­os e outros por agressões”, tendo-se ainda registado “seis polícias feridos” após os confrontos com os adeptos. “Tudo começou à saída do estádio, tivemos de recorrer a alguma força física, mas acabou por ser tudo controlado”, referiu a PSP no final da partida.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal