Diário de Notícias

Miguel Blanco e Camilla Kemp vencem na Ericeira

Foi a primeira vitória na Liga para Blanco, enquanto Kemp ganhou pela sexta vez. Finais contaram com ondas grandes

-

SURF Miguel Blanco e Camilla Kemp, ambos de 22 anos, sagraram-se ontem campeões do Allianz Ericeira Pro. O último dia da primeira etapa da Liga MEO Surf 2018 – o circuito que define os campeões nacionais de surf – disputou-se com excelentes condições para a prática da modalidade, com ondas de três a quatro metros em Ribeira d’Ilhas, na Ericeira.

Na final masculina, Miguel Blanco levou a melhor sobre Gony Zubizarret­a, isto apesar do espanhol ser mais experiente e até residir há vários anos na Ericeira. Esta foi a primeira vitória na Liga para o surfista português, na sua quarta final consecutiv­a no circuito e depois de cinco segundos lugares. A incerteza quanto ao vencedor permaneceu até aos últimos segundos e Blanco acabou por vencer graças a uma onda de 4,25 pontos (em dez possíveis).

“Estou muito contente por finalmente ter ganho. Foi uma final muito especial frente ao Gony [Zubizarret­a], que é muito meu amigo. Foi uma final atípica, com o mar bem grande e poucas ondas surfadas. Estou feliz com o resultado e com a sensação de chegar à areia e saber que venci. E, claro, por começar na liderança da Liga MEO Surf”, referiu.

Depois dos últimos resultados positivos no circuito mundial de qualificaç­ão ( WQS), que o colocaram no top 50 do ranking mundial, Miguel Blanco passa por um excelente momento de forma. “Tenho trabalhado muito, preocupado em evoluir o meu surf. Penso que esse trabalho está a começar a dar frutos e a confiança vai crescendo aos poucos. Agora, quero manter o mesmo tipo de trabalho”, salientou

A final feminina teve igualmente ondas muito grandes e exigentes, com Camilla Kemp a vencer com apenas uma onda de 3,5 pontos (em 20 possíveis), contra 1,0 pontos da algarvia Yolanda Hopkins. Camilla confessou que ficou apreensiva quando percebeu as condições do mar. “Sinceramen­te, estava com um pouco de medo e não me sentia muito à vontade com as condições. Mas foi uma oportunida­de para surfar ondas grandes e superar o medo”, afirmou.

Foi a sexta vitória de Camilla Kemp na Liga MEO Surf e a segunda na Ericeira, uma motivação para a sua luta pelo título nacional. “A Liga está com um nível excelente, temos várias atletas a surfar muito bem. Uma vitória é sempre ótimo para começar o ano, mas não quer dizer nada, pois tenho de me superar e melhorar a cada campeonato”, acrescento­u.

Miguel e Camilla assumiram a liderança da corrida aos títulos nacionais de 2018 e ficaram na frente da Allianz Triple Crown – conjunto de três etapas que tem um prémio anual de seis mil euros. A próxima etapa da Liga MEO realiza-se no Porto, de 4 a 6 de maio. A.C.M.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal