Diário de Notícias

Santander sobe lucros e aumenta crédito

António Vieira Monteiro diz que se houver obrigação de pagar juros negativos “então fechem os bancos”

-

O Santander Totta melhorou os resultados no primeiro trimestre do ano e antecipa números maiores nos próximos tempos. O banco liderado por António Vieira Monteiro lucrou 130,5 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, mais 5% do que no mesmo período de 2017.

Entre os fatores que ajudaram os resultados esteve a integração do antigo Banco Popular Portugal, o que também contribuiu para a subida da carteira de crédito, que aumentou 25% para 41,5 mil milhões de euros. Já a margem financeira melhorou em 34,6% para 231,2 milhões de euros.

O banco explica esse cresciment­o com “a subida dos proveitos do crédito e a continuaçã­o da descida dos custos dos depósitos”. Além desse item, o banco beneficiou ainda de uma subida de 10% para 93,9 milhões de euros nas comissões líquidas.

Apesar da melhoria dos resultados, o presidente do Santander Totta, António Vieira Monteiro, disse numa conferênci­a de imprensa que “para o resto do ano, esperamos resultados melhores do que os do primeiro trimestre”. O líder do banco considera que os números apresentad­os mostram que o Santander Totta continua a ser “rentável” e “sólido”. Os juros negativos António Vieira Monteiro aproveitou ainda a conferênci­a de imprensa sobre os resultados do primeiro trimestre para se manifestar contra a ideia de se aplicar as Euribor negativas nos contratos de crédito.

O Partido Socialista e o Bloco de Esquerda pretendem que os bancos apliquem a taxa Euribor negativa nos créditos concedidos e entregaram no Parlamento uma proposta nesse sentido. Mas Vieira Monteiro referiu que se os bancos tiverem de pagar pelos créditos concedidos “então, fechem os bancos”.

O líder do Santander Totta argumentou que também não há cobrança de juros nos depósitos dos clientes pelo que não faz sentido que se apliquem as taxas negativas nos créditos concedidos. E.T e R.B.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal