Diário de Notícias

Um filho de motorista paquistanê­s na pasta do Interior

Pais de Sajid Javid chegaram ao Reino Unido nos anos 1960. Ministro foi criado com seis irmãos numa casa de duas assoalhada­s

-

Quando andava na escola, um conselheir­o achou que ele tinha jeito para arranjar televisões, mas Sajid Javid tinha outros planos. Filho de um motorista de autocarros paquistanê­s chegado ao Reino Unido nos anos 1960 e educado numa casa com duas assoalhada­s e seis irmãos, formou-se em Economia e Política, tendo optado pela primeira, quando trabalhou num banco de investimen­to, antes de trocar pela segunda, sendo eleito deputado em 2010.

Aos 48 anos, Javid tornou-se ontem o primeiro ministro do Interior britânico muçulmano e no fim de semana referira-se às origens para criticar o governo de Theresa May no escândalo Windrush. “Podia ter sido a minha mãe... o meu pai... o meu tio... podia ter sido eu”, disse ao The Sunday Times, falando sobre os imigrantes das Caraíbas chegados ao Reino Unido entre 1948 e 1971 a convite do governo para preencher as necessidad­es de mão-de-obra no pós-II Guerra Mundial, alguns dos quais agora enfrentam a deportação. Ontem fez da ajuda a essas pessoas a sua “tarefa urgente”.

Admirador de Margaret Thatcher, em 2014, apenas quatro anos após chegar ao Parlamento, Javid consegue o primeiro lugar no governo, como ministro da Cultura, mas também já passou pela Habitação. O incêndio na Grenfell Tower, que fez 71 mortos em junho do ano passado, foi o seu grande desafio público.

Apoiante da permanênci­a do Reino Unido na União Europeia no referendo de 2016, mais por pressão do primeiro-ministro David Cameron do que por convicção, não é um próximo de Theresa May.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal