Diário de Notícias

Eurovisão, dia 2. Finlandesa Saara Aalto mostra o que vale em palco

A concorrent­e da Finlândia tem sido uma das que têm mais visibilida­de nesta edição da Eurovisão e o Fuego cipriota de Eleni Foureira “já é um êxito”. O calendário de ensaios é cumprido quase ao segundo

- LINA SANTOS

“Sou jurada do X Factor, ontem estive na gala e cantei a minha canção, Monsters, e cheguei nesta manhã [ontem].” A cantora finlandesa Saara Aalto não teve tempo de tomar o pulso à cidade. Saiu do aeroporto para a Altice Arena, onde ontem cumpriu o primeiro dia do calendário desenhado para a Eurovisão para que tudo esteja a postos para as semifinais e a final do concurso, nos dias 8, 10 e 12.

Foi também o contacto com a peça elevatória que faz parte do seu número na Eurovisão. “Foi produzida em Portugal e foi a primeira vez que realmente ensaiei nela. Estava muito nervosa”, explicou ao DN, numa curta conversa depois de ter cumprido o calendário do dia: auricular, palco, maquilhage­m e encontros com fãs. Admite, sem rodeios: “Nem tudo correu bem. Mas vamos arranjar e na quinta-feira vai estar tudo bem.” É nesse dia que a delegação da Finlândia, como os outros países da primeira semifinal, regressa à Altice Arena.

“Tenho tido boa reação das pessoas, o que me dá confiança”, garante. No centro de imprensa, carregada de eurofãs, fez-se atenção para o momento em que Saara Alto, 30 anos, atuaria pela primeira vez. Um bruaá percorreu a sala perante um problema técnico que tirou a imagem do ecrã gigante por minutos.

Eleni Foureira, grega a representa­r o Chipre, tem uma canção chamada Fuego, outro dos ensaios seguidos com mais atenção pelos fãs. Tem coreografi­a, tem o cabelo longo da artista, um vestido brilhante, fumo, luzes... “As pessoas não imaginam a dificuldad­e de cantar e dançar durante três minutos.”

“Sabe que é uma das favoritas dos fãs?”, perguntam-lhe nesses 30 minutos que ela concede aos seguidores da Eurovisão. “Sinto-me nervosa mas não pela posição. Não vim para ganhar ou ser top 10 ou top 5, embora queira entrar nesse grupo. Quero que gostem da minha canção e que seja um dos grandes êxitos deste ano”, declarou na conferênci­a de imprensa, já sem o seu vestido brilhante, mas com umas botas encarnadas altas igualmente chamativas – com a palavra fuego. “Já é um êxito”, assegurou-lhe outro seguidor. A canção tem vindo a escalar posições na lista das preferidas do Eurovision World e ontem estava em nono lugar.

São muito técnicos os primeiros ensaios. Que o diga a Macedónia, a quem coube abrir os trabalhos ontem. A banda chama-se Eye Cue e às 08.40 fazia o seu registo no palco da Eurovisão. Durante o ensaio cantaram apenas uma vez, em lugar das três que acontecem na maioria dos casos. “Éramos como marionetas. Só ouvimos. Fizemos o posicionam­ento e a produção tentou jogar com as câmaras. O ensaio foi, em parte, para a produção”, disse Bojan Trajkovski, cantor e guitarrist­a do duo.

Dez delegações cruzaram-se ontem na Altice Arena, um ecossistem­a particular onde o inglês é língua oficial. Para lá da Finlândia e da Macedónia, Croácia, Áustria, Grécia, Arménia, Suíça, Irlanda e Chipre estiveram no recinto onde tudo se vai jogar na semifinal de dia 8.

A Sala Tejo foi transforma­da num delegation bubble, a bolha das delegações, a base de cada país concorrent­e enquanto dura o festival. Para os concorrent­es, a prova de fogo são os 30 minutos de ensaio em palco que cada país tem para a canção de três minutos, tempo regulament­ar estipulado pela European Broadcasti­ng Union. Seguem-se 20 minutos de visionamen­to e outros 20 na maquilhage­m, antes dos contactos com a imprensa e os fãs. Os dias começam às 09.00 e terminam às 20.00, e hoje, 1.º de Maio, começam a ensaiar os países que vão estar na 2.ª semifinal, no dia 10.

 ??  ?? Nem tudo correu bem no ensaio de ontem de Saara Alto, mas a representa­nte da Finlândia garante que no próximo ensaio, na quinta-feira, vai estar tudo bem
Nem tudo correu bem no ensaio de ontem de Saara Alto, mas a representa­nte da Finlândia garante que no próximo ensaio, na quinta-feira, vai estar tudo bem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal