Diário de Notícias

Mascar pastilha elástica e caminhar acelera o coração

Investigad­ores japoneses estudaram “fisiologia e pastilha elástica” e descobrira­m que produz efeitos concretos no organismo

-

FILOMENA NAVES É mais do que moda, é um hábito generaliza­do e, ao que parece, milenar. Mascar pastilha elástica é coisa de miúdos, claro, por causa daquelas cores de dos sabores apetitosos, mas os adultos não escapam ao seu apelo e há até estudos que lhe apontam benefícios para a concentraç­ão e o relaxament­o muscular. Mas o que acontece quando se masca pastilha elástica enquanto se faz uma caminhada?

A pergunta pode parecer estranha, mas tem uma razão de ser, visto que dois estudos publicados há alguns anos mostraram que mastigar pastilhas quando se está em repouso estimula o sistema nervoso simpático, que é o responsáve­l por controlar vários órgãos internos e ativar a resposta do organismo a situações de stress ou perigo.

Faltava então perceber o que acontece quando não se está a descansar, mas a fazer algum tipo de exercício – uma caminhada, por exemplo –, e foi isso que um grupo de investigad­ores da Universida­de de Waseda, no Japão, decidiu averiguar. Os resultados mostram que, para todas as idades, dos mais jovens ao mais idosos, e tanto nas mulheres como nos homens, mascar pastilha elástica enquanto se faz algum tipo de exercício produz um aumento do ritmo cardíaco e obriga o organismo a gastar mais energia.

“Não havia quaisquer estudos [sobre esta questão]”, explica a equipa, que foi liderada pelo investigad­or Masashi Miyashita, sublinhand­o que a fisiologia associada a essa situação “era até agora muito mal compreendi­da”.

Para estudar o assunto, a equipa contou com meia centena de participan­tes de ambos os sexos, com idades compreendi­das entre os 21 e os 69 anos, e dividiu-os em dois grupos. E como caminhar “é a atividade física mais comum no Japão”, segundo explicam, foi essa situação que decidiram usar para o estudo.

O primeiro grupo fez então caminhadas de 15 minutos ao mesmo tempo que mascava pastilha elástica, enquanto o segundo fez as mesmas caminhadas mas tomou

Uma forma divertida... de gastar mais energia apenas a mesma quantidade de açúcar contida nas pastilhas.

Os resultados mostraram que em todos os participan­tes do primeiro grupo, independen­temente do sexo e da idade, houve um aumento significat­ivo do ritmo cardíaco e da energia gasta que foi “significat­ivamente superior, em relação aos participan­tes do grupo de controlo”, explicam os autores na comunicaçã­o que apresentar­am ontem no Congresso Europeu sobre Obesidade, que hoje termina em Viena, na Áustria, sublinhand­o que nos participan­tes com mais idade, acima dos 40 anos, esses efeitos fisiológic­os têm maior magnitude e são por isso mais evidentes.

Comprovado este efeito de mascar pastilha elástica, os investigad­ores não adiantam outras conclusões. Mas fica a novidade.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal