Diário de Notícias

Froome foge ao pelotão e sobe à liderança da Volta a Itália

O britânico da Sky ascendeu ao primeiro lugar da classifica­ção geral, após uma fuga em solitário na 19.ª e antepenúlt­ima etapa

-

CICLISMO O ciclista britânico Chris Froome, vencedor das edições do ano passado das voltas a França e Espanha, ascendeu ontem à liderança da classifica­ção geral da Volta a Itália, após uma fuga em solitário na 19.ª e antepenúlt­ima etapa.

Na subida para o alto de Finestre, a mais de 80 quilómetro­s do final da etapa, que ligou Venaria Reale a Bardonecch­ia (184 km), Froome, aproveitan­do a quebra do anterior líder, o compatriot­a Simon Yates (Mitchelton-Scott), atacou e fugiu para o triunfo, sem que alguém o conseguiss­e acompanhar.

“Acredito que nunca tinha atacado a 80 quilómetro­s da linha de meta na minha carreira. Corri sozinho e cheguei até ao final. A equipa fez um trabalho fantástico para me permitir fazê-lo”, afirmou, assumindo que o objetivo da equipa era, inicialmen­te, deixar para trás Yates e depois o holandês Tom Dumoulin (Sunweb), algo que conseguira­m fazer.

À chegada a Bardonecch­ia (contagem de primeira categoria), o ciclista nascido há 33 anos no Quénia gastou 5:12.26 horas e já era dado como líder virtual, algo que foi confirmado com a chegada de Dumoulin, anterior vice-líder, na quinta posição, a 3.23 minutos.

Com apenas duas etapas por disputar, o britânico, que está a ser investigad­o por um controlo antidoping

positivo na Volta a Espanha, tem 40 segundos de avanço sobre Dumoulin, vencedor em 2017. Este avanço deixa Froome mais próximo de conquistar as três grandes voltas, podendo mesmo tornar-se o terceiro a vencê-las de forma consecutiv­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal