Diário de Notícias

A queda de Weinstein

-

5 DE OUTUBRO DE 2017

› O jornal The New York Times publicou um artigo em que revelava uma série de acusações de assédio sexual cometido por Harvey Weinstein durante décadas. Entre elas, as das atrizes Rose McGowan e Ashley Judd. › O produtor emite um comunicado pedindo desculpa pelo facto de “ter magoado” as mulheres mas nega as acusações de assédio.

8 DE OUTUBRO DE 2017

› Após várias reações ao artigo do NYT, Weinstein é afastado da administra­ção da sua empresa, a Weinstein Company.

10 DE OUTUBRO DE 2017

› Após dez meses de investigaç­ão, a revista New Yorker publica um artigo com acusações de mais 13 mulheres contra Weinstein, que ele prontament­e desmente. › Entre elas estão as atrizes Asia Argento e Lucia Stoller, que acusam o produtor de abuso sexual. Mira Sorvino diz que foi assediada. › Após a publicação, também as atrizes Gwyneth Paltrow e Angelina Jolie vêm dizer que foram assediadas por Weinstein quando eram mais jovens. › Georgina Chapman, mulher de Weinstein, anuncia a separação.

11 DE OUTUBRO DE 2017

› A associação Bafta suspende o produtor. › A atriz Cara Delevingne junta-se ao grupo de acusadoras.

14 DE OUTUBRO DE 2017

› Harvey Weinstein é expulso da Academia de Hollywood (responsáve­l pela atribuição dos Óscares). › Nesta altura, as polícias norte-americana e britânica já estão a investigar uma série de alegações que vêm desde a década de 1980 até aos anos mais recentes. Ainda não há acusações formais.

NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2017

› A Polícia de Nova Iorque diz que está a “construir um caso” contra Harvey Weinstein. Continuam a surgir denúncias, como as das atrizes Paz de la Huerta, Kadian Noble e Selma Hayek.

11 DE FEVEREIRO DE 2018

› Depois de quatro meses de investigaç­ão, os procurador­es do estado de Nova Iorque iniciam um processo contra a Weinstein Company, pelos atos de assédio e abuso ocorridos na empresa.

1 DE MAIO 2018

› A atriz Ashley Judd processa Weinstein acusando-o de ter prejudicad­o a sua carreira depois de ela ter rejeitados os seus avanços.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal