Diário de Notícias

Pavilhão João Rocha também acaba com jejum no hóquei

Triunfo (4-3) dos leões sobre o FC Porto garante título no hóquei em patins 30 anos depois, juntando-se aos de voleibol e andebol numa casa inaugurada há quase um ano

-

ANTÓNIO PEDRO PEREIRA O Pavilhão João Rocha completa um ano de vida a 21 de junho, mas já proporcion­ou a conquista de três campeonato­s em quatro das mais populares modalidade­s de interior (o Sporting não tem basquetebo­l masculino). Ontem, Bruno de Carvalho (que se esqueceu de mencionar a Taça da Liga de futebol na lista de cetros publicada no Facebook...) chorou após o triunfo (4-3) do Sporting sobre o FC Porto, que garantiu o título de campeão de hóquei em patins aos leões a uma jornada do fim. Foi o oitavo, 30 anos após o anterior. E ainda falta decidir o campeonato de futsal, em que os leões são favoritos.

“Futebol sénior feminino: Bicampeãs nacionais; 2x Taça de Portugal; Super Taça. Rugby sénior feminino: Bicampeãs nacionais; 2x Taça de Portugal. Ténis de mesa: Tricampeão nacional; Taça de Portugal. Atletismo masculino e feminino: Campeões nacionais; Campeões europeus. Voleibol: Campeões nacionais. Hóquei em patins: Campeões nacionais. Andebol: Bicampeão nacional. Goalball: Bicampeão nacional; Campeão europeu. Futsal: A disputar a meia-final do campeonato; Taça de Portugal”, foram as conquistas elencadas pelo presidente do Sporting, na sua página no Facebook, na temporada 2017-2018.

Notou-se a ausência da Taça da Liga que a equipa de futebol liderada por Jorge Jesus conquistou em janeiro, em Braga. Mas, talvez, esteja entre as generaliza­ções com que o dirigente leonino rematou a publicação: “E tantas, tantas outras conquistas nas restantes modalidade­s! Obrigado a todos pela atitude e compromiss­o !!!! Isto é o Sporting Clube de Portugal! O universo sportingui­sta merece ser feliz!”

Certo é que o oitavo título da secção reativada em 2014-2015

Bruno de Carvalho não mencionou Taça da Liga de futebol confirma o poderio do Sporting nas modalidade­s, que ainda pode culminar com o campeonato de futsal – os verde e brancos discutem com o Modicus o acesso à final (adversário sairá da eliminatór­ia entre Benfica e Sporting de Braga).

No hóquei, o Sporting igualou o Paço d’Arcos em número de títulos (8), mantendo-se a consideráv­el distância de FC Porto (22) e Benfica (23). FC Porto-Riba D’Ave e Sp. de Tomar-Valongo, nas meias-finais de 16 de junho, definirão a dupla que discutirá a final da Taça de Portugal, no dia seguinte, em jogos que se disputam em Tomar.

Ontem, no Pavilhão João Rocha (cuja lotação havia esgotado em seis horas), Bruno de Carvalho foi um dos 2523 espectador­es. O Sporting esteve sempre na frente (1-0: Caio, 5 minutos; 1-1, Hélder Nunes, 22; 2-1, Pedro Gil, 38; 3-1, Ferran Font, 43 (livre direto); 3-2, Gonçalo Alves, 46; 4-2, Pedro Gil, 47; 4-3, José Costa, 50). E o presidente foi dos mais efusivos nos festejos com a equipa, abraçando-se a jogadores, técnicos e staff no centro da pista. Em lágrimas, tal como já havia sucedido nas celebraçõe­s dos campeonato­s de voleibol e de andebol. Nas bancadas, fizeram-lhe companhia o vice Carlos Vieira, Luís Gestas, membro do conselho diretivo, e Augusto Inácio, diretor-geral do futebol.

“Desde o início assumimos que não podíamos ter momentos de euforia e de depressão, porque tudo era sustentado no trabalho. A única coisa em causa era conquistar ou não três pontos. Hoje é um momento de euforia e aqui, sim, podemos extravasar. Hoje conseguimo­s um título que nos fugia há 30 anos”, exultou o treinador Paulo Freitas, que enalteceu equipa técnica, direção e jogadores.

Guillem Cabestany, treinador do FC Porto, deu os parabéns ao adversário e apontou à Taça de Portugal: “Esta época vai fechar-se com o título da Taça, espero. Esta equipa fez muito para levantar o Campeonato e a Liga Europeia. Ficámos com um amargo de boca e muito tristes.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal