Diário de Notícias

Agora, Portugal está completo: o capitão Ronaldo chegou

Avançado do Real Madrid fez o primeiro treino com o restante grupo da seleção, depois da semana de férias pós-conquista da Champions. Futuro no Real não é distração

-

Cristiano Ronaldo chegou de sorriso aberto à seleção. Um bom sinal para o Mundial?

RUI FRIAS Chegou discreto, aparenteme­nte tranquilo, de energias retemperad­as por uma semana de férias em família e com motivação em alta pela recente conquista de mais uma Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo fechou ontem o grupo de jogadores à disposição de Fernando Santos na preparação para o Mundial da Rússia e com ele veio, por fim, a sensação de que o Campeonato do Mundo está mesmo aí à porta. A dez dias do arranque da prova, Portugal está completo. Com o melhor jogador do mundo a alimentar (todas) as expectativ­as.

Cristiano Ronaldo, já se sabe, faz disparar todos os níveis de atenção por onde passa. E ao longo do próximo mês e meio (assim se espera, pelo menos) é ao serviço da seleção que o craque mais mediático do futebol mundial vai estar presente. Ou seja, a partir daqui a preparação de Portugal para o Mundial passa a estar sob exaustivo es- crutínio do universo futebolíst­ico.

As diferenças são óbvias: os media presentes nos treinos inflaciona­m, os “diretos” aumentam, as perguntas sobre Cristiano Ronaldo passam a ocupar uma (ainda) maior parte das conferênci­as de imprensa... enfim, todo um frenesim que se move à volta de Cristiano Ronaldo, mas que o grupo já se habituou a gerir com normalidad­e ao longo dos anos.

Como provou ontem o experiente João Mourinho, confrontad­o com uma sucessão de questões sobre a chegada do capitão. “O que muda [com Ronaldo]? O nível de exigência não, porque esse é sempre top. Agora, com certeza a qualidade aumenta. Com o melhor do mundo, a qualidade aumenta”, constatou o médio do Mónaco.

O grupo sabe da importânci­a de ter Cristiano Ronaldo e sabe que a verdadeira preparação começa agora, com o melhor do mundo integrado nos treinos. Por muito que Fernando Santos possa preparar o coletivo para sobreviver quando

dias para a estreia Portugal começa a participaç­ão no Mundial no próximo dia 15, frente à Espanha, em jogo do grupo B que será realizado em Sochi. CR7 tem um golo por cada edição em que participou (2006, 2010 e 2014). Será desta que a produção sai em série também em Mundiais? não tem o capitão – e poder ganhar também sem ele em campo, como aconteceu na final do Euro, após a lesão precoce do avançado –, os planos e ambições de Portugal giram inevitavel­mente em redor do seu número 7.

“Agora temos o melhor do mundo ao nosso lado e isso permite-nos também evoluir e aprender com ele”, sublinhou Moutinho. Futuro no Real por definir Aos 33 anos, com uma carreira preenchida e uma vida familiar estabiliza­da, só um pormenor parece perturbar a paz interior de Cristiano Ronaldo antes daquela que poderá ser a sua última oportunida­de para brilhar também no único palco (um Mundial) que lhe tem resistido: a situação contratual com o Real Madrid, que levou mesmo a que o avançado roubasse o protagonis­mo nos festejos da 13.ª Taça/Liga dos Campeões conquistad­a pelo clube merengue ao entreabrir a porta de saída.

Em Kiev, após a vitória sobre o Liverpool, Cristiano Ronaldo prometeu novidades sobre o futuro nos “próximos dias”, magoado com o facto de Florentino Perez não ter cumprido ainda um aumento salarial que o coloque ao nível do que auferem os rivais Messi e Neymar, e também com a falta de iniciativa do clube em assumir a resolução do diferendo que o jogador tem com o fisco espanhol.

Ainda assim, o capitão da seleção não deixará que esse assunto se intrometa no dia-a-dia do grupo que prepara a participaç­ão no Mundial da Rússia, tal como Fernando Santos já garantira e ainda ontem João Moutinho também frisou. “Isso não afeta nem vai afetar os jogadores. Estamos todos totalmente focados na seleção e nos objetivos que temos pela frente”, sublinhou o médio.

Após o anúncio da saída de Zidane do comando técnico do Real Madrid, Cristiano Ronaldo e o clube merengue acordaram deixar as discussões sobre o futuro do avançado em suspenso, para “recompor as coisas” e dar prioridade à sucessão do treinador francês, escrevia ontem o diário espanhol Marca.

Por isso, nos próximos tempos, o foco de CR7 é exclusivam­ente no Mundial e na campanha da seleção portuguesa na Rússia. Ontem, foi só o primeiro treino. Sobram dez dias e um jogo de preparação pelo meio (quinta-feira, frente à Argélia, na Luz) para afinar a máquina até à estreia no palco mais apetecido, contra a Espanha, no dia 15.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal