Diário de Notícias

Anísio Franco, historiado­r de arte, desconfia de que a colocação do leão na estátua pode estar relacionad­a com o símbolo do Sporting.

-

Dimensão real e simbólica “maior do que parece”

Vista do solo, a estátua “parece pequena” mas “nas imagens antigas dos últimos retoques, há fotografia­s do próprio Francisco dos Santos a trabalhar no modelo de barro e vê-se que a dimensão da cabeça é do tamanho de um homem, de uma pessoa”, descreve Anísio Franco.

O tamanho final do monumento, que inclui o pedestal, dá à estátua uma dimensão que reflete a importânci­a histórica do marquês de Pombal para a cidade de Lisboa. “O que importa é que a elevação da estátua seja a suficiente para o marquês poder mirar, digamos, a sua grande obra – a Baixa Pombalina, a reconstruç­ão da cidade de Lisboa”, o que leva o historiado­r de arte a considerar que representa Sebastião de Melo “a projetar-se sobre a sua própria obra”.

A localizaçã­o da estátua, voltada para a zona da cidade que o marquês ajudou a desenhar, não é alheia ao simbolismo da obra, mas Anísio Franco prefere destacar outro significad­o, mais ligado ao seu autor.

“Os sportingui­stas podem orgulhar-se de Francisco dos Santos que é esquecido como escultor e talvez esquecido também como grande futebolist­a que foi”, considera. “Francisco dos Santos é conhecido como escultor, e não como desportist­a, como internacio­nal português”, lembra o historiado­r. “Se calhar é uma coisa interessan­te para se refletir – a arte é longa, a vida é breve”, remata.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal