Diário de Notícias

ANTECESSOR­AS

-

JEANNE SAUVÉ

Ao longo da carreira, Jeanne habituou-se a ser a primeira. Foi a primeira mulher eleita deputada pelo Quebeque, foi ela quem abriu o primeiro infantário no parlamento e foi também a primeira mulher governador­a-geral do Canadá (entre 1984 e 1990) – por recomendaç­ão do primeiro-ministro Pierre Trudeau. Antes, trabalhou na UNESCO em Paris e foi jornalista na emissora nacional CBC. Morreu em 1993, aos 70 anos.

ADRIENNE CLARKSON Numa entrevista ao DN em 2019, Clarkson recordou o dia em que uma menina portuguesa lhe escreveu a dizer que “se eu era governador­a-geral do Canadá, ela também podia ser”. Nascida em Hong Kong e filha de refugiados chegados ao Canadá em 1941, foi jornalista também na CBC antes de se tornar diplomata. Nomeada representa­nte da rainha Isabel II pelo primeiro-ministro Jean Chrétien. Ocupou o cargo entre 1999 e 2007. Tem 82 anos.

MICHAËLLE JEAN

Refugiada do Haiti, chegou ao Canadá em 1968, com 11 anos. Criada no Quebeque, foi jornalista na Radio-Canada e na CBC, destacou-se pelas ações de voluntaria­do no apoio a vítimas de violência doméstica. Nomeada pelo primeiro-ministro Paul Martin, foi governador­a-geral entre 2005 e 2010 – a primeira negra e a primeira de origem haitiana. Entre 2015 e 2019 foi a 3.ª secretária-geral da Organizaçã­o Geral da Francofoni­a. Tem 63 anos.

JULIE PAYETTE

Tinha 5 anos quando Neil Armstrong pisou a Lua e soube logo que queria ser como ele. Em 1992, Julie Payette integrava a Agência Espacial Canadiana e sete anos depois ia mesmo ao espaço, onde passou 25 dias. Capaz tanto de pilotar um avião como de tocar piano, a soprano de reconhecid­o talento foi nomeada por Justin Trudeau governador­a-geral em 2017. Demitiu-se em janeiro após um inquérito em que foi acusada de perseguir os funcionári­os e criar um “ambiente tóxico”.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal