Diário de Notícias

MOBILIDADE

Veículos ecológicos, as bicicletas são cada vez mais a escolha de quem precisa de se deslocar e se preocupa com o meio ambiente. E, já agora, gosta de fazer exercício. Mas há momentos em que um motor elétrico pode dar muito jeito...

- TEXTO RICARDO SIMÕES FERREIRA

Chegou a ser o veículo de transporte de excelência da classe média, na Europa, antes de o automóvel lhe tirar o lugar. Agora, com as questões ambientais na primeira linha das preocupaçõ­es, a bicicleta volta à paisagem urbana – e não só.

Seja qual for o modelo escolhido, momentos há em que o ciclista segurament­e preferiria ter a opção de uma ajuda motorizada. Sobretudo quando se vive numa cidade cheia de colinas. O mercado oferece bicicletas com motor, mas estas são caras e, para a maioria dos que gostam destes velocípede­s, este é um investimen­to que não se justifica. Afinal, o objetivo é também pedalar e fazer exercício. Até que faltam as forças!

Eis que surge a hipótese de eletrifica­r o modelo clássico. Alguns dos kits disponívei­s são caros e quase pedem para ser instalados por um técnico. Mas não é inevitável que assim seja.

Swytch você mesmo

Uma das mais simples soluções que encontrámo­s chama-se Swytch. Trata-se de um kit universal, que se instala com relativa facilidade (a BBC fez uma reportagem sobre o assunto que se pode ver em youtu.be/ _m2POsEuP94).

O pack de baterias de lítio recarregáv­eis fica à frente do guiador, qual cestinho para levar as compras, e o funcioname­nto é simples: quando ativado, o sistema deteta automatica­mente a velocidade a que vai a bicicleta e tenta mantê-la a esse ritmo. Quando se volta a pedalar,

Para os momentos em que há que dar descanso às pernas, a eletrifica­ção da bicicleta pode ser uma solução. o motor elétrico é automatica­mente desligado.

O kit obriga a trocar a roda dianteira, uma vez que o motor elétrico vem pré-instalado nesta, o que modificará um pouco a performanc­e da bicicleta. A velocidade máxima atingida chega aos 32 km/h (25 na versão eco) e a autonomia anunciada das baterias é de 50 km. O preço ronda os 600 euros, no site oficial (www.swytch bike.com)

Motor na roda, equilíbrio diferente

Esta opção de trocar uma roda dianteira (ou traseira) por uma com motor integrado que está ligado a uma bateira, tal como referimos, modifica o comportame­nto

 ??  ??
 ??  ?? Uma bicicleta com o Clip, que a revista Time elegeu uma das melhores ideias do ano passado.
Uma bicicleta com o Clip, que a revista Time elegeu uma das melhores ideias do ano passado.
 ??  ?? O Bafang BBSHD 1000 W, com o display que se instala no guiador.
O Bafang BBSHD 1000 W, com o display que se instala no guiador.
 ??  ?? Uma bicicleta com o kit Swytch instalado.
Uma bicicleta com o kit Swytch instalado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal