Diário de Notícias

Expo Dubai estava marcada para 2020, mas foi também adiada devido à pandemia. Investimen­to do Estado na presença portuguesa no evento é de 21 milhões de euros.

-

presidente do Conselho Empresaria­l português (Portuguese

Council) em Sharjah, Emirados Árabes Unidos, espera que a Expo Dubai “vá atrair muitos empresário­s” a nível mundial e para Portugal “é excelente”. Lurdes Eusébio, que está em Sharjah, um dos sete emirados dos Emirados Árabes, há mais de 10 anos, admite que a exposição mundial venha trazer outra dinâmica ao mercado, que tem sido afetado, à semelhança do resto do mundo, pela pandemia de covid-19.

A Expo 2020 Dubai arranca a 01 de outubro e “vai ser um evento que vai atrair muitos empresário­s a nível mundial, e para Portugal é excelente. “Estamos agora à espera que setembro e outubro venham e a Expo também, para haver mais dinâmica, que é isso que se pretende, para o Business Council começar a dar frutos como seria de esperar”, salienta Lurdes Eusébio, que saiu de Portugal em 2010 à procura de novas oportunida­des.A responsáve­l admite que atualmente há cerca de dez empresário­s nacionais no emirado e que há “muita falta de informação ainda em Portugal acerca dos Emirados”. Para Lurdes Eusébio, há “potencial para o Portugal Business Council em Sharjah trazer mais empresas portuguesa­s” para este emirado. Já a nível de setores, “não há nenhum setor empresaria­l específico”, há vários tipos de trading e empresas que prestam serviços. Os Emirados Árabes Unidos são “um ponto estratégic­o para qualquer empresa que se queira internacio­nalizar; perto de África, perto da Ásia, perto da Europa; perfeito para os empresário­s”, diz.

Com a Expo 2020 Dubai, que foi adiada um ano devido à pandemia, e vários projetos que o Conselho Empresaria­l tem vindo a trabalhar desde o início do ano com algumas entidades associativ­as portuguesa­s, a empresária tem “expectativ­as”. Agora quanto a objetivos, considera ser “muito complicado” delineá-los “neste momento”, isto porque a pandemia “dá sempre um entravezin­ho” e por isso é preciso “ir devagar”. A portuguesa PLM Global foi escolhida para fazer a operação do Pavilhão de Portugal na Expo 2020 Dubai. A escolha da PLM Global resultou de um concurso público internacio­nal, sendo o valor final contratual­izado de 1,199 milhões de euros, de acordo com a empresa.

Pavilhão nacional vai estar no distrito da sustentabi­lidade da Expo.

 ??  ?? Mesmo com a crise pandémica, pelo quinto ano consecutiv­o houve um aumento do investimen­to em investigaç­ão.
Mesmo com a crise pandémica, pelo quinto ano consecutiv­o houve um aumento do investimen­to em investigaç­ão.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal