Diário de Notícias

Ala pediátrica do São João recebe crianças em novembro

Com um investimen­to de 25 milhões de euros, obras iniciadas há dois anos vão ficar concluídas antes do final do ano. Gestão do hospital elogiada pelo CES.

-

Aala pediátrica do Hospital de São João deve começar a receber crianças em novembro, avançou o presidente do conselho de administra­ção, Fernando Araújo, destacando que a obra cumpriu “com o tempo e com o orçamento”.

“Temos previsto acabar as obras no final do ano, acho que vamos conseguir antes. Em novembro já vamos ter aqui as crianças”, adiantou o responsáve­l. O presidente do conselho de administra­ção do Centro Hospitalar Universitá­rio de São João falava ontem aos jornalista­s depois de uma visita do presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, àquele espaço.

“Vamos cumprir com o tempo e com o orçamento. Acho isso muito importante como sinal, do ponto de vista público, de cumprir uma promessa feita há dois anos nesse sentido”, disse Fernando Araújo.

O administra­dor referiu ainda que, “para os doentes, crianças, pais das crianças, e para os profission­ais, é uma alegria ver este projeto concluído”.

Para Francisco Assis, aquela empreitada é “uma grande transforma­ção, um investimen­to de 25 milhões de euros”, mas, “mais importante do que o valor, é que significa uma resposta a uma necessidad­e da região”. O presidente do CES referiu que o hospital, “de todos os hospitais centrais, é aquele que tem, de longe, os custos por doente mais baixos, o que significa que tem a melhor produtivid­ade, isto é, o que responde com menos custos às necessidad­es das populações”.

“É preciso perceber porque é que este hospital tem estes custos e outros têm um muito mais elevado. Se queremos defender o Serviço Nacional de Saúde, temos de passar da fase da retórica proclamató­ria para a fase da tomada de decisões imperiosas, para que o SNS responda cabalmente às necessidad­es do país e esteja à altura das expectativ­as da população”, frisou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal