Diário de Notícias

REINO UNIDO

Partido Conservado­r perdeu centenas de lugares nas eleições locais e o controlo de históricas assembleia­s em Londres. Sinn Féin perto de vitória na Irlanda do Norte.

- TEXTO RUI FRIAS

Os conservado­res de Boris Johnson sofreram perdas significat­ivas nas eleições locais no Reino Unido, deixando escapar mais de 460 cadeiras e o controlo de 11 assembleia­s locais. O partido do governo perdeu terreno para os liberais democratas (Lib-Dem) no Sul de Inglaterra e as principais joias da coroa em Londres para o Partido Trabalhist­a.

O principal partido da oposição derrotou os conservado­res em Barnet, Noroeste de Londres, na assembleia “favorita” de Margaret

Thatcher, em Wandsworth, no Sul, e em Westminste­r, distrito onde está localizada a maioria das instituiçõ­es governamen­tais, pela primeira vez desde 1964.

Neste que era um teste à sua popularida­de, a meio do mandato, após uma série de escândalos, Boris Johnson admitiu que o seu partido teve um momento “difícil” em algumas áreas, mas argumentou que os resultados foram mistos no geral.

“Esta é uma mensagem dos eleitores de que o que querem que façamos... é focarmo-nos nas grandes questões que importam para eles: levar o país adiante, certifican­do-nos de que recuperamo­s do choque económico no pós-covid”, disse o primeiro-ministro.

Com quase todos os resultados apurados, à hora de fecho desta edição o Partido Trabalhist­a conquistar­a já 144 cadeiras, com o seu líder, Keir Starmer, a afirmar que o partido está “no caminho certo” para vencer as próximas eleições gerais, num dia ofuscado pelas notícias de que a polícia o está a investigar para saber se também ele violou as regras anticovid num evento em Durham no ano passado.

Com a maioria dos resultados contados em Inglaterra, Escócia e País de Gales, a BBC previa que o Partido Conservado­r perderia mais de 460 lugares nestas eleições locais, com os nacionalis­tas escoceses, os trabalhist­as e os liberais democratas a ganharem terreno.

Segundo as projeções, perspetiva-se também uma vitória histórica na Irlanda do Norte para o Sinn Féin, antiga ala política do IRA, numa mudança que poderá aproximar a perspetiva, antes remota, de uma Irlanda unida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal