Diário de Notícias

Bandeira Azul. Oeiras consegue o pleno, Cascais tem mais distinções

PRAIAS A Associação Bandeira Azul da Europa distribuiu este ano 39 distinções na Área Metropolit­ana de Lisboa, 35 das quais relativas a praias. Sintra ficou de fora destes galardões, mas cinco dos seus areais receberam o selo “Qualidade de Ouro” atribuído

- TEXTO ANA MEIRELES

Oeiras é o único concelho da Área Metropolit­ana de Lisboa que consegue a proeza de ter todas as suas praias oficiais com Bandeira Azul: Torre, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias. A estas junta-se uma quinta distinção ao Porto de Recreio. A época balnear em Oeiras começou a 1 de junho e prolonga-se até 30 de setembro e todas estas praias serão vigiadas por nadadores-salvadores e terão desfibrilh­adores.

“Só este ano, além de terem sido criadas novas instalaçõe­s sanitárias, um parque fitness outdoor e ter sido reforçada a iluminação noturna na Praia da Torre, a autarquia também instalou sanitários amovíveis nas praias de Paço de Arcos e Caxias, tendo ainda criado 31 lugares de estacionam­ento junto à Praia de Santo Amaro. Tratou-se de um investimen­to global de um milhão de euros”, explica a Câmara de Oeiras.

No que diz respeito à limpeza das praias, a autarquia garante que haverá limpeza mecânica diária em horário noturno e a recolha dos resíduos depositado­s nos ecopontos será feita quatro vezes ao dia. Haverá ainda eco-cinzeiros na entrada das praias ou nas Biblioteca­s de Praia, que funcionarã­o nas quatro praias oficiais até 7 de setembro. A manutenção dos areais contará ainda com a ajuda de cerca de 400 voluntário­s do Jovens em Movimento.

O Programa Praia Acessível – Praia para Todos, em Santo Amaro, também se realiza este ano, permitindo que pessoas com mobilidade condiciona­da possam usufruir de banhos de mar graças à ajuda de cadeiras de praia anfíbias.

O vizinho concelho de Cascais foi, no entanto, aquele que recebeu mais galardões da Bandeira Azul em 2022. São onze que contemplar­am as praias das Avencas, Carcavelos, Conceição, Crismina, Guincho, Moitas, Parede, Poça, Rainha, São Pedro do Estoril e Tamariz. É ainda o concelho da Área Metropolit­ana de Lisboa com a época balnear mais alargada, pois começou a 1 de maio e estende-se até 15 de outubro, contando com mais de 50 nadadores-salvadores nas 13 praias vigiadas.

“Em 2022, Cascais passa também a contar com cinco praias acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida e para invisuais”, explica a autarquia, referindo que estes locais – Carcavelos, Conceição, Tamariz, Moitas e Poça – têm passadeira no areal, zona de toldos e espreguiça­deiras exclusivas e informação disponível em braille. As três primeiras praias terão disponívei­s cadeiras anfíbias até 15 de setembro.

Doca de Santo Amaro distinguid­a em Lisboa

A maior zona balnear da Área Metropolit­ana de Lisboa fica em Almada, com os 15 quilómetro­s da Costa da Caparica, que contam com nove locais com Bandeira Azul: Dragão Vermelho, Mata, Praia de Santo António, Praia do CDS, Praia

Nova, Rainha, São João da Caparica, Sereia e Tarquínio-Paraíso.

A época balnear deste concelho é oficialmen­te de 1 de junho a 30 de setembro, mas, no final de maio, a autarquia anunciou que este ano iria continuar a ser implementa­do o Programa Praia Protegida, que terá em 2022 um investimen­to de 135 mil euros, garantindo a vigilância das praias do concelho durante todo o ano.

Já no concelho de Mafra, onde época balnear vai de 18 de junho a 11 de setembro, foi contemplad­a com seis bandeiras azuis nos seus 11 quilómetro­s divididos por 12 praias. A saber, Algodio, Baleia, Foz do Lizandro-Mar, Porto da Calada, Ribeira d’ Ilhas e São Lourenço. De referir que apenas oito praias de Mafra estão identifica­das como águas balneares costeiras e de transição (estuarinas).

As praias do Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo (Meco) e Lagoa de Albufeira-Mar são as quatro do Concelho de Sesimbra que nesta época balnear (de 4 de junho a 18 de setembro) terão hasteadas a Bandeira Azul. Aqui vão estar em funcioname­nto as Biblioteca­s de Praia, sendo que a Praia do Ouro terá, até 31 de agosto, o selo de Praia Acessível e na do Moinho de Baixo também haverá andarilhos e canadianas anfíbias.

Em Setúbal, que tem a sua época balnear entre 10 de junho e 18 de setembro, apenas a Praia da Figueirinh­a foi galardoada com Bandeira Azul, tendo ainda a distinção de praia acessível.

Com a abertura da época balnear, entraram também em vigor a restrições nos acessos às praias da Arrábida, com a proibição da circulação de automóveis particular­es nos dois sentidos entre a Figueirinh­a e o Creiro, das 7.00 às 20.00 horas, e a proibição do circulação rodoviária no acesso à praia da Albarquel. Para compensar estas limitações, a câmara promete um reforço dos transporte­s públicos entre Setúbal e as praias da Arrábida durante o verão.

Lisboa é o sétimo e último dos 18 concelhos da Área Metropolit­ana com direito a hastear Bandeira Azul. Vai tê-la em três locais, mas em nenhuma praia, pois foram distinguid­as a Doca de Santo Amaro e das embarcaçõe­s Esperança III e II Odisseia, sedeadas nesta doca. ana.meireles@dn.pt

Lisboa recebeu três Bandeiras Azuis este ano: uma atribuída à Doca de Santo Amaro e as outras para as embarcaçõe­s Esperança III e II Odisseia.

 ?? ?? Paço de Arcos é uma das quatro praias do concelho de Oeiras distinguid­as com a Bandeira Azul.
Paço de Arcos é uma das quatro praias do concelho de Oeiras distinguid­as com a Bandeira Azul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal