Diário de Notícias

Descentral­ização. Costa impõe acordo urgente

Governo reuniu com autarcas do Porto para dar novo impulso ao processo de descentral­ização. Quer um acordo a curto-prazo.

- TEXTO JOÃO PEDRO HENRIQUES joao.p.henriques@dn.pt

Aurgência de António Costa num acordo com as autarquias para completar o processo de descentral­ização foi assumida ontem pela ministra da Coesão. “É um prazo muito curto, porque o senhor primeiro-ministro impôs-nos um prazo curtíssimo e, portanto, nós, muito em breve, teremos de fechar o acordo”, disse Ana Abrunhosa aos jornalista­s, à saída de uma reunião com os autarcas da Área Metropolit­ana do Porto (AMP), onde também esteve presente a ministra da Saúde, Marta Temido.

Sem avançar datas, a governante garantiu que o acordo ficará fechado antes do final do verão, depois do fim da ronda de negociaçõe­s, para todos “irem para férias já tranquilos”. “É uma questão de tempo para fazermos um grande acordo que estabilize, de uma vez por todas, os valores na Educação, na Saúde e vamos deixar para um bocadinho mais tarde a área Social”, vincou a ministra.

O que está em causa é a transferên­cia de verbas que as autarquias achem adequadas para poderem desempenha­r as novas competênci­as que vão receber na gestão de equipament­os de saúde e educativos. Muitas estão descontent­es com o processo e o líder dessa contestaçã­o tem sido o independen­te que preside à Câmara Municipal do Porto (CMP). Rui Moreira chegou mesmo a ameaçar pôr a CMP fora da Associação Nacional de Municípios Portuguese­s (ANMP).

Ontem esteve na reunião e, no final, constatou uma “boa notícia”: “Estão a tentar olhar para aquilo que foram as preocupaçõ­es legítimas dos autarcas e estão a tentar fazer aquilo que deviam ter feito antes.” O facto – acrescento­u – é que o governo, ainda que esteja a tentar “corrigir o que foi mal feito”, está a fazê-lo de forma “atabalhoad­a”.

“Ando a falar deste assunto há quatro anos. Lembram-se da Cimeira do Rivoli, em que muitos dos autarcas que aqui estão presentes, e outros, chamaram a atenção de que era preciso fazer a coisa bem feita? Foi mal feita e agora estamos a tentar corrigir. É um vício português.”

Segundo afirmou, o governo assegurou na reunião, através da ministra Ana Abrunhosa, que agora vai “sair um conjunto de pacotes retificati­vos da questão da descentral­ização na área da Educação, um conjunto enorme de pacotes legislativ­os”, o que no seu entender só prova que “é como se a descentral­ização ainda não tivesse começado”. E acrescento­u: “Mais uma vez digo, o que preocupa todos os autarcas é como é que vão fechar os seus orçamentos. Nós temos de os fechar em outubro deste ano, o Orçamento do Estado para 2023 só vai ser discutido depois. Dizem aqui que há um fundo de compensaçã­o para o caso de os municípios não esgotarem o dinheiro e [o dinheiro] passar para outros municípios, que há uma comissão técnica de acompanham­ento, ainda não percebi quem a forma.”

A ministra assumiu estar em cima da mesa a possibilid­ade de o governo reforçar as verbas para os custos de manutenção das escolas, sendo “também falada a possibilid­ade de a compartici­pação do Estado para as refeições escolares também ser aumentada já”. Ana Abrunhosa recusou revelar o pacote financeiro que isso implica, dizendo que o mesmo será anunciado quando o governo chegar a acordo com a ANMP. Mas, acrescento­u: “as câmaras já estão a receber mais do que o governo gastava na descentral­ização”. Disse ainda que está a ser feito o mapeamento de escolas e de centros de saúde que necessitam de obras de “grande envergadur­a”, que terão várias fontes de financiame­nto.

Ministra Ana Abrunhosa diz que compartici­pação do Estado no que as câmaras gastam nas as refeições escolares pode vir a ser “aumentada já”.

“É um prazo muito curto, porque o senhor primeiro-ministro impôs-nos um prazo curtíssimo e, portanto, nós, muito em breve, teremos de fechar o acordo.” Ana Abrunhosa Ministra da Coesão Territoria­l

“Os resultados que estão prestes a ser formalizad­os num acordo, que só não está ainda assinado porque queremos ter as garantias de que fica tudo acautelado.” Luísa Salgueiro (PS) Presidente da ANMP

“Lembram-se da Cimeira do Rivoli em que muitos dos autarcas que aqui estão presentes, e outros, chamaram a atenção de que era preciso fazer a coisa bem feita? Foi mal feita e agora estamos a tentar corrigir, o que é um vício português.” Rui Moreira (independen­te) Presidente da Câmara do Porto

“Estamos habituados a que, em reuniões públicas, o governo assuma todo o tipo de responsabi­lidade e depois, por figuras de cativações ou outras do género, nós não assistimos à concretiza­ção desses compromiss­os.” Aires Pereira (PSD) Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim

 ?? ?? Ministra Ana Abrunhosa (Coesão Territoria­l) com Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.
Ministra Ana Abrunhosa (Coesão Territoria­l) com Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal