Diário de Notícias

VOLTA A FRANÇA

A prova começa sexta-feira e conta com Nélson Oliveira e Rúben Guerreiro no pelotão. Ao DN, Bradley Wiggins, vencedor em 2012, admite que os portuguese­s possam brilhar.

- TEXTO RUI MIGUEL GODINHO

A109.ª edição da Volta a França vai para a estrada já na próxima sexta-feira, com o tiro de partida a ser dado em solo dinamarquê­s – onde acontecem as três primeiras etapas. Rúben Guerreiro (EF Education-EasyPost) e Nélson Oliveira (Movistar Team) são os portuguese­s presentes no pelotão deste ano e, segundo o ex-ciclista Bradley Wiggins, não será de estranhar se, no final da prova, estiverem nos lugares cimeiros da classifica­ção geral.

Ao DN, Wiggins, que há 10 anos se tornou no primeiro britânico a vencer a Volta à França, considerou que “ninguém espera que qualquer um deles possa vencer no final, mas andarão certamente para lá das margens do pelotão”. O que quer isto dizer? Segundo o agora comentador da Eurosport, cadeia de televisão que vai transmitir o Tour, os portuguese­s “entrarão

numa batalha muito positiva ali entre o 4.º e o 10.º lugares da classifica­ção geral”.

Numa prova que se prevê dura ao longo de três semanas, Bradley Wiggins vê os ciclistas portuguese­s a serem “o tipo de corredores que podem tirar proveito a partir da altura em que as contas da geral estejam já mais definidas”, sobretudo à entrada na última semana de prova, “seja através de uma fuga ou numa luta com concorrent­es diretos, para ganharem algum tempo”. Por isso vencer uma etapa não está, de todo, fora de questão: “Acho que ninguém descarta a possibilid­ade e não me espantaria se algum deles vencesse pelo menos uma etapa, essa possibilid­ade está em cima da mesa.”

Com João Almeida a dar nas vistas nos últimos tempos, sobretudo na Volta a Itália, onde terminou nos 10 melhores nos últimos dois anos, Rúben Guerreiro e Nélson Oliveira enfrentam, em 2022, “um ano de tudo ou nada. É realmente importante que se afirmem e marquem uma posição forte”.

Pogacar e Roglic, os favoritos

A tarefa mais difícil para Wiggins é mesmo escolher um ciclista que

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal