Diário de Notícias

Carrasco Estoril elimina FC Porto da Taça da Liga

SURPRESA Os canarinhos, que já tinham ganho no Dragão para o campeonato, apuraram-se pela primeira vez para a final four da prova.

- TEXTO NUNO FERNANDES nuno.fernandes@dn.pt

No final do jogo, Sérgio Conceição não escondeu a sua desilusão e assumiu as culpas: “Falhou o treinador do FC Porto.”

Àexceção da edição do ano passado, em que venceu pela primeira vez a prova, a Taça da Liga não é definitiva­mente uma competição à medida do FC Porto, que ontem foi eliminado ao perder por 3-1 com o Estoril, na Amoreira. Os canarinhos, aliás, têm sido esta época os grandes carrascos dos portistas, pois já tinham vencido no Dragão para o campeonato.

Esta foi a quinta vez que os dragões foram eliminados da Taça da Liga ainda na fase de grupos, a segunda na era Sérgio Conceição. O próximo jogo, frente ao Leixões, servirá apenas para cumprir calendário, pois o Estoril já está apurado para a final four da prova, com seis pontos conquistad­os no Grupo D – FC Porto e Leixões têm zero.

Ironia do destino, os dragões até foram a primeira equipa a marcar, aos 16’, por Francisco Conceição, mas o lance foi anulado devido a um fora de jogo de Galeno. O Estoril não demorou a reagir e, aos 22’, Cassiano bateu Cláudio Ramos (na baliza em vez de Diogo Costa), colocando o Estoril em vantagem.

Antes do intervalo, contudo, os portistas igualaram a partida com um golo do brasileiro Pepê, num remate de fora da área, após uma assistênci­a com o peito de Taremi.

A surpresa ficou reservada para o final, para o período de compensaçã­o, com Guitane a colocar o Estoril em vantagem (após dois remates aos ferros de Taremi e Evanilson), depois de um bom trabalho individual, driblando David Carmo depois de ter deixado para trás Eustáquio e João Mendes. E para que não restassem dúvidas, apesar do apito final estar próximo, João Carlos fez o 3-1 final na conversão de uma grande penalidade, a castigar uma falta de David Carmo sobre Koindreidi.

No final, os canarinhos fizeram a festa (estão pela primeira vez na final four da competição), perante um FC Porto que foi eliminado logo após o primeiro jogo na competição. Fica ainda mais um dado: foi a primeira vez esta época que a equipa de Sérgio Conceição sofreu três golos num jogo. A última tinha acontecido em setembro de 2022, num jogo da Champions, frente ao Club Brugge (0-4).

No final, Sérgio Conceição assumiu as culpas pela derrota e pela eliminação. “O que falhou? falhou o treinador do FC Porto. Porquê? Falhou, perdemos”, disse o técnico portista no flash-interview da Sport TV, fazendo depois uma análise ao jogo: “Nos momentos cruciais não tivemos a competênci­a de fazer golo e o Estoril, muito bem, sempre que saía para o ataque saía com perigo, de uma forma rápida. Houve muita coisa que correu mal, o culpado é o treinador. Mérito do Estoril. Parabéns ao Estoril, que está na final four pela primeira vez e mereceu.”

Já o treinador do Estoril, Vasco Seabra, não escondeu a satisfação. “É um orgulho muito grande nos jogadores. Há a destacar o compromiss­o da equipa. Sentíamos que éramos melhores jogadores, capazes de poder defrontar um adversário tão forte. Fizemos um jogo muito competente, tivemos as melhores oportunida­des e a vitória é justa. É um apuramento histórico e o Estoril merece. Agora vamos assentar, porque amanhã [hoje] temos treino e domingo jogamos novamente.”

 ?? ?? Jogadores do Estoril festejam o golo de Guitane, que na altura os colocou em vantagem.
Jogadores do Estoril festejam o golo de Guitane, que na altura os colocou em vantagem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal