Diário de Notícias

Casal detido em Gondomar por tráfico de criança

INVESTIGAÇ­ÃO Testes de ADN comprovara­m que bebé de sexo feminino não era filha de nenhum dos elementos do casal. Homem já tem antecedent­es criminais.

-

APolícia Judiciária (PJ) deteve um casal, de 45 e 42 anos, residente em Gondomar (Porto), suspeito de tráfico internacio­nal de crianças, informou ontem aquele órgão de polícia criminal.

Em comunicado, a PJ esclareceu que os suspeitos foram detidos na terça-feira, pela prática dos crimes de tráfico de pessoas para adoção, falsas declaraçõe­s e falsificaç­ão ou contrafaçã­o de documentos.

Segundo a Judiciária, o referido casal dirigiu-se há cerca de um ano a uma unidade de saúde familiar (USF), em Gondomar, com uma bebé do sexo feminino, com cerca de quatro meses, para que fosse integrada no agregado familiar e se procedesse à respetiva vacinação.

Na altura, os suspeitos alegaram que a bebé tinha nascido em outubro de 2022, em Espanha, fruto de uma relação extraconju­gal do elemento masculino com uma mulher espanhola, e que pretendiam cuidar dela como se fosse filha de ambos.

No entanto, de acordo com os investigad­ores, testes de ADN, realizados no decorrer da investigaç­ão, da responsabi­lidade da Diretoria do Norte da PJ, “permitiram concluir inequivoca­mente, que a bebé não é filha de nenhum dos elementos do casal”, tendo a menor sido entregue numa casa de acolhiment­o.

A PJ refere ainda que o elemento masculino do casal, de 45 anos, tem antecedent­es criminais pelos crimes de roubo e furto, adiantando que as investigaç­ões continuam, junto das autoridade­s espanholas, “com vista ao completo esclarecim­ento dos factos e apuramento da responsabi­lidade criminal de todos os intervenie­ntes no caso”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal