Diário de Notícias

Jota. O rapaz simples e sem passado de seleções que há cinco anos jogava nos distritais

Jogador do V. Guimarães pode estrear-se no Estádio Afonso Henriques. Seria um sonho para o extremo que tem parecenças físicas com Jack Grealish.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

Osonho de Jota Silva pode tornar-se hoje realidade, caso seja um dos eleitos de Roberto Martínez para o jogo de Portugal com a Suécia de Viktor Gyökeres. E pensar que há cinco anos jogava nos Distritais do Porto e há ano e meio na II Liga.

“Vim para desfrutar, mas com muita ambição e sentido de responsabi­lidade. Claro que quero ter os meus minutos e estrear-me. Quero provar que isto não é uma passagem, mas que vim para ficar. Depois do André André, ser o jogador doVitória a ter minutos na seleção é ótimo”, disse o extremo, um dos jogadores que hoje se podem estrear, a par de Dany Mota, Francisco Conceição e Samuel Soares.

O rapaz simples, humilde e correto que nasceu em Melres (Foz do Sousa, Gondomar) há 24 anos é um exemplo de como a resiliênci­a compensa. “O Jota Silva é um jogador diferente. Gosto da versatilid­ade dele, trabalha muito, é competitiv­o. Isso mostra o seu trajeto, passar pela II Divisão dá valências diferentes. No futebol, também é preciso ter sorte. Acho que ele está num momento muito bom e mereceu chegar à seleção”, referiu o selecionad­or.

Começou a jogar no Sousense, clube onde fez a formação e jogou nos Distritais da AFPorto (2016-17). Foi nessa época que iniciou a escalada supersónic­a, mas sustentada, agora premiada com a chamada à seleção. Mas tudo podia ter sido bem diferente. Lateral esquerdo de raiz,

A partiu o tornozelo durante a pré-época. “Consegui superar uma lesão grave em tempo recorde. Foi um trabalho muito duro, depois estreei-me na equipa principal e a partir daí estava preparado para correr atrás do sonho. Acreditava muito”, contou ao site Zerozero.

Seguiu-se o Sp. Espinho (2019-20), no Campeonato de Portugal, antes do salto para a II Liga, primeiro no Leixões (2020-21) e depois no Casa Pia (2020-22). Subiu à I Liga com os gansos, mas mudou-se para Guimarães, onde na época passada se estreou no escalão máximo do futebol português.

“Não tive boas condições nos clubes que represente­i no início da minha carreira, mas tinha de mostrar resultados. Isso moldou a minha personalid­ade. Não preciso de muito para ser feliz. O sucesso depende do trabalho e, se quiseres ter sucesso, então tens de trabalhar arduamente”, afirmou Jota, que ganhou o hábito de morder a língua enquanto guiava a bola rumo à baliza adversária nos Distritais.

O cabelo e as parecenças físicas aliados a uma certa irreverênc­ia, ganha nas ruas de Gondomar, valeu-lhe a alcunha de Jack Grealish. Até Bernardo Silva, que joga com o verdadeiro Grealish no Manchester City, brincou com as parecenças e até tirou uma selfie com Jota Silva para mostrar ao colega dos citizens: “Se calhar levo o Jota comigo para enganar o Guardiola [risos].” de Bernardo Silva e Jota Silva enviada a Grealish.

 ?? ?? selfie
selfie

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal