Diário de Notícias

Quatro dias para sobrevoar o montado num balão de ar quente

Os céus da vila ribatejana voltam a encher-se de cor com inúmeros balões de ar quente. O Festival Internacio­nal de Balonismo já é uma tradição e contará com a participaç­ão de várias equipas internacio­nais.

- TEXTO SOFIA FONSECA Com LUSA sofia.fonseca@dn.pt

Os mais audazes irão voar num balão de ar quente. Os outros poderão ficar-se mais perto do chão, também num balão de ar quente, mas amarrado ao solo. Experiênci­as para viver no Festival Internacio­nal de Balonismo que regressa a Coruche entre amanhã e domingo. Uma iniciativa que já é uma tradição naquela localidade e que pretende celebrar a cultura da região.

O programa deste ano do festival, já na 7.ª edição, inclui sete voos matinais e vespertino­s, durante os quais os participan­tes terão oportunida­de de “contemplar os céus e sobrevoar os território­s de montado, um dos 35 ecossistem­as mais importante­s do mundo no que respeita à conservaçã­o da biodiversi­dade”, segundo o município.

A participaç­ão nos dois tipos de experiênci­as já esgotaram, mas a beleza do espetáculo de dezenas de balões de ar quente nos céus vale sempre a pena. E uma visita poderá sempre servir de preparação para uma futura estreia, já que há outras iniciativa­s do género a acontecer entre Coruche e Monsaraz.

À vila ribatejana irão por estes dias várias equipas internacio­nais que sobrevoarã­o o montado, o Rio Sorraia e a lezíria. “É uma atividade com um forte impacto na economia local”, afirmou à Lusa Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche responsáve­l pela Cultura e Turismo, realçando que o balonismo atrai visitantes de vários pontos do país pela “imagem e pela beleza” da paisagem.

Segundo a autarca, nos últimos anos o festival tem-se afirmado como uma referência nacional e internacio­nal do balonismo, atraindo pilotos e entusiasta­s de todo o mundo, embora a atividade esteja sempre dependente do tempo. “Pode surgir o risco de não haver condições para voar”, alerta, garantindo que só haverá permissão para sair de balão de ar quente caso estejam reunidas todas as condições climatéric­as.

Além dos voos (um pelas 06.30; outro pelas 16.00 horas), o festival contará, na noite de sexta-feira, com o espetáculo Night Glow, que combina balões, luz e música eletrónica. Haverá ainda muitas outras iniciativa­s, nomeadamen­te uma feira de artesanato local, produtos regionais e o street food fest, concertos de tributo a Ivete Sangalo, The Beatles e Queen, animação para as crianças – incluindo uma peça de teatro e um espetáculo de magia –, além de uma caminhada.

 ?? ?? Além do balonismo, haverá outras atividades, com destaque para o Night Glow, um espetáculo noturno que combina balões, luz e música eletrónica.
Além do balonismo, haverá outras atividades, com destaque para o Night Glow, um espetáculo noturno que combina balões, luz e música eletrónica.
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal