Diário de Notícias

Morreu o internacio­nal português António Pacheco

Morte foi anunciada pela filha nas redes sociais. O antigo jogador de futebol do Benfica e do Sporting, tinha 57 anos.

- TEXTO NUNO FERNANDES

Oantigo internacio­nal português António Pacheco morreu ontem, aos 57 anos. A notícia foi confirmada pela filha, Matilde Pacheco, num post no Facebook. O ex-jogador tinha sofrido uma paragem cardíaca na semana passada e estava internado desde então – primeiro em Faro, e atualmente em Portimão.

O seu estado de saúde piorou entretanto (estava em morte cerebral) e levou uma das filhas a recorrer às redes sociais para anunciar que a situação era muito grave e que o pai estava num estado irreversív­el.

António Pacheco, que represento­u seis vezes a seleção nacional, começou a carreira no Torralta, clube de onde se transferiu para o Portimonen­se em 1986-87. Destacou-se no clube algarvio e acabou por ser contratado pelo Benfica, onde durante seis temporadas conquistou dois Campeonato­s, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Participou ainda em duas finais europeias, mas perdeu ambas - PSV e AC Milan.

Em 1993 foi protagonis­ta de uma das transferên­cias mais controvers­as e polémicas do futebol português. No célebre verão quente de 1993, juntamente com Paulo Sousa, decidiu rescindir de forma unilateral o contrato com o Benfica e assinou pelo Sporting, reclamando salários em atraso. Represento­u o clube de Alvalade durante duas épocas, conquistan­do mais uma Taça de Portugal, mas perdeu espaço nos leões com a chegada de Carlos Queiroz a treinador.

Antes de terminar a carreira represento­u ainda o Belenenses, a Reggiana, o Santa Clara, o Estoril e o Atlético, onde terminou o percurso de atleta em 2001. Antes de terminar a carreira represento­u ainda o Belenenses, a Reggiana, o Santa Clara, o Estoril e o Atlético, onde terminou a carreira em 2001.

A troca para o rival, e pelos motivos descritos, não caiu muito bem na Luz. E durante muitos anos demorou a ser perdoada. As pazes definitiva­s, aliás, só acontecera­m em 2018, 25 anos depois, num anúncio publicitár­io do clube da Luz.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal