Diário de Notícias

Obra da refinaria de Sines adjudicada

- TEXTO ISABEL LARANJO

Hoje em dia é a única refinaria em atividade em Portugal e uma das maiores da Europa. Há 50 anos, o DN dava notícia de que a obra para a sua construção tinha sido adjudicada. “Refinaria de Sines: Adjudicada a empreitada da construção do maior empreendim­ento industrial da metrópole e uma das maiores refinarias do mundo na importânci­a de cerca de cinco milhões de contos.”

A primeira página do DN era, no entanto, dominada por uma longa chamada de capa sobre o programa Conversa em Família de Marcello Caetano, da noite anterior. “Uma só condição para a evolução do Ultramar: ‘A de que a África Portuguesa continue a ter alma portuguesa e de que nela prossiga a vida e a obra de quantos se honram e orgulham de portuguese­s ser’”, lia-se, em título, citando o presidente do Conselho de Estado. Marcello Caetano fazia, ainda, um balanço de cinco anos de governação. “Olhando para o trabalho realizado nos cinco anos e meio, fazendo exame de consciênci­a sobre as intenções que me têm norteado e os actos que tenha cometido, fica-me a tranquilid­ade de ter sempre procurado cumprir rectamente o meu dever para com o País, que o mesmo é dizer, para com o povo português.” O presidente do Conselho acrescenta­va, quase que num presságio da revolução que estava para acontecer: “Estamos perante a invasão de uma mentalidad­e que grassa já na maior parte dos países e que, infelizmen­te, está longe de ser um sinal de progresso. Por esse caminho progride-se sim, mas para a anarquia.”

No Brasil, grandes cheias fizeram milhares de mortos. “Dez mil mortos seria o balanço das inundações no Sul do Brasil”, lia-se, em título. O estado de Santa Catarina foi declarado zona de calamidade nacional, a cidade de Tubarão “deixou praticamen­te de existir” e mais de 30 cidades ficaram submersas.

Entretanto, começava a ser feito o balanço do grave acidente de comboio em Moçambique. “Foram já identifica­das dez vítimas mortais do acidente”, titulava o DN.

Neste dia, há 50 anos, foi registado um sismo no Porto. “(...) O Observatór­io da Serra do Pilar registou um abalo de terra de fraca intensidad­e. O epicentro foi localizado a 128 km a Sudoeste”. Em Lisboa, estava em curso um plano de realojamen­to em Vale Fundão, Chelas, de pessoas oriundas de barracas.

 ?? ?? EMPREITADA Cinco milhões de contos foi o valor pelo qual foi adjudicada a empreitada de construção da refinaria de Sines. No Brasil, as cheias arrasavam o sul do país. Marcello Caetano parecia antever o futuro na Conversa em Família e um sismo sacudiu o Porto.
EMPREITADA Cinco milhões de contos foi o valor pelo qual foi adjudicada a empreitada de construção da refinaria de Sines. No Brasil, as cheias arrasavam o sul do país. Marcello Caetano parecia antever o futuro na Conversa em Família e um sismo sacudiu o Porto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal