Diário de Notícias

Amorim lança alerta sobre Pedro Gonçalves mas descarta poupar amarelados

Treinador descarta Pote para o desafio de hoje com o Est. Amadora, admite poupar Gonçalo Inácio e garante que os restantes cinco jogadores em risco de castigo vão a jogo.

- TEXTO CARLOS NOGUEIRA

OSporting inicia esta noite (20h30, Sport TV ) com o Estrela da Amadora, na Reboleira, um ciclo de três jogos que contempla ainda dois dérbis consecutiv­os contra o Benfica para os quais Pedro Gonçalves ainda está em dúvida, segundo Rúben Amorim. O treinador deixou ontem apenas uma certeza: “O Pote não vai estar para este jogo [com os amadorense­s], mas vamos fazer o máximo para que recupere para a próxima semana.”

Os leões têm neste momento seis jogadores no limite dos cartões amarelos, sendo que um deles é precisamen­te Pedro Gonçalves que está a salvo do consequent­e castigo no dérbi para a I Liga, marcado para 6 de abril, porque vai estar ausente da partida com o Estrela, ao contrário de Ousmane Diomande, Ricardo Esgaio, Marcus Edwards, Nuno Santos e Morten Hjulmand. Ainda assim, o técnico sportingui­sta não admite qualquer tipo de gestão a pensar no duelo com o Benfica.

“Queremos sempre ter o maior número de jogadores disponívei­s, não por serem dois dérbis, mas porque são muitos atletas que podem ficar de fora. Não sabemos qual o jogo mais importante do campeonato, por isso temos de jogar sempre a 100%”, assumiu Rúben Amorim, acrescenta­ndo que a única gestão que irá fazer é em relação a “quem está melhor” para vencer na Reboleira, pois no que respeita à gestão de cartões amarelos diz não estar em condições de fazê-lo.

Após o regresso das seleções, Amorim já pode dizer que “a equipa está bem, pois deu para descansar e recuperar alguns jogadores”. Quanto aos que estiveram nas respetivas equipas nacionais, o treinador admitiu a possibilid­ade de poupar Gonçalo Inácio: “Fez os 90 minutos no último jogo e, devido ao período de recuperaçã­o e ao historial clínico, poderá haver alguma gestão.” Quanto aos restantes elementos do plantel, “houve um percalço” com Coates, mas “está recuperado”, tal como Marcus Edwards, que “fez dois dias de treino”, e Francisco Trincão que “recuperou da lesão no pé”.

O Estrela da Amadora é para Rúben Amorim uma equipa com “jogadores rápidos na frente” que “causaram problemas” no jogo da primeira volta. No entanto, está convencido de que o Sporting “vai melhorar” na partida da Reboleira, acrescenta­ndo que todos sabem “o que é preciso fazer”. “Sabemos que temos de ganhar, pois a época está a acabar”, frisou.

Os leões entram num ciclo decisivo e o treinador está consciente disso, mas garante que, ao nível da I Liga, o dérbi com o Benfica não é decisivo: “Já vivemos isso no último título que conquistám­os. Quando menos se espera, perdemos seis pontos em quatro jornadas. Este jogo com o Estrela ainda é mais importante porque é um preparar para um jogo especial, diferente, pela envolvênci­a que tem. Por isso, este é o jogo mais importante e até mais decisivo do que o do Benfica.”

Sobre as contas do título, quando o Sporting tem nove jogos para disputar, Amorim recordou que a sua equipa tem apenas “uma vantagem de um ponto”. “Temos um jogo em atraso [com o Famalicão], mas não está ganho”, alertou, cauteloso. “Estamos a nove jornadas de podermos ser campeões, num clube que não ganha assim tantos títulos seguidos, é um aliciante grande. O mais difícil é os jogadores não pensarem nisso. A minha mensagem é que se preocupem com o jogo, o resto aparece”, finalizou.

Amorim não pode contar com Pote, hoje, frente ao Est. Amadora.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal