Diário de Notícias

EDP baixa preço da luz e do gás em junho

- DN/DV/LUSA

AEDP Comercial anunciou ontem que vai baixar a componente do preço da energia em 10% na eletricida­de e em 20% no gás natural, a partir de 1 de junho, devido è evolução positiva dos respetivos mercados.

“Devido à melhoria das condições dos mercados de energia, a EDP Comercial irá reduzir a sua componente do preço da energia, designada Energia e Estrutura Comercial, em 10% na eletricida­de e 20% no gás natural, a partir de 1 de junho”, disse à Lusa fonte oficial da EDP Comercial.

Na semana passada, também a Galp anunciou que iria descer, em média, os preços da eletricida­de e do gás natural em 28% e 19%, respetivam­ente, a partir de abril.

Segundo a petrolífer­a, estas descidas refletem a diminuição dos preços da energia nos mercados internacio­nais durante o primeiro trimestre deste ano, que terão efeito a partir do início de abril.

O mercado livre de eletricida­de alcançou cerca de 5,6 milhões de clientes em janeiro de 2024, um cresciment­o de 2,5% face ao mês homólogo e de cerca de 15 600 clientes face a dezembro, divulgou o regulador.

O consumo no mercado livre represento­u, em janeiro, mais de 94% do consumo total registado em Portugal continenta­l.

A EDP Comercial manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em número de clientes (67%) e em consumo (38%).

Já quanto ao mercado liberaliza­do de gás natural, em janeiro verificou-se uma redução para um número acumulado de mais de 1,1 milhões de clientes, com uma quebra de 1466 clientes face a dezembro de 2023.

A Galp manteve a sua posição como principal operador no mercado livre em consumo (51%), enquanto a EDP Comercial manteve a sua posição de liderança em número de clientes (43%).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal