Diário de Notícias

Noruega e Irlanda e o futuro da Palestina

-

A Noruega disse ontem que está preparada para reconhecer o Estado da Palestina, em coordenaçã­o com outros países e num momento em que esse passo seja um contributo para a paz no Médio Oriente. Também a Irlanda disse estar “pronta” para esse reconhecim­ento, mas lembrando que “é importante fazê-lo no momento adequado”, que acredita estar mais perto e junto com outros países. Estas tomadas de posição, do primeiro-ministro norueguês Jonas Gahr Store, e do chefe do Governo irlandês, Simon Harris, surgiram depois de terem recebido o homólogo espanhol, Pedro Sánchez, que está à procura de apoios em relação a este tema. A Espanha já se compromete­u a reconhecer a Palestina até julho. O périplo europeu de Sánchez segue na terça-feira na Eslovénia e na Bélgica. Na segunda, recebe em Madrid o homólogo português, Luís Montenegro, que disse ontem ver “com bons olhos” que a Palestina adquira estatuto de membro pleno das Nações Unidas.

das autoridade­s locais e alerta-se para os “riscos de atentados terrorista­s”.

No caso do Irão, lê-se que “consideran­do o contexto interno em que o país se encontra e a crescente tensão regional com risco de rápida escalada do perigo securitári­o, desaconsel­ham-se em absoluto todas e quaisquer viagens”.

Também a página do Líbano foi atualizada ontem, sendo que neste caso, “todas as viagens (...) devem ser evitadas”, especialme­nte “quaisquer deslocaçõe­s a sul do Rio Litani”.

Bombardeam­entos

A ameaça iraniana não afeta a guerra na Faixa de Gaza, onde continuam os bombardeam­entos israelitas – o Hamas anunciou ataques a prédios residencia­is no campo de refugiados de Nuseirat. EUA, Qatar e Egito ainda esperam uma resposta a um plano de trégua e libertação de reféns.

Israel continua, entretanto, as trocas de tiros quase diárias com o Hezbollah, na fronteira com o Líbano. Ontem, cerca de 40 rockets terão sido lançados por parte da milícia xiita libanesa, tendo a maioria sido intercetad­os. Os que não foram, não causaram feridos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal