Diário de Notícias

Ataque na Crimeia

-

Na noite de quarta-feira, um ataque aéreo ucraniano atingiu a base aérea de Dzhankoi, na Crimeia ocupada. Segundo o Ministério da Defesa de Kiev, a “operação bem-sucedida” destruiu ou danificou quatro lançadores de mísseis de defesa aérea S-400, três sistemas de deteção de radar, um centro de comando e controlo e um sistema de vigilância do espaço aéreo e de controlo da defesa aérea Fundament-M (sobre o qual há pouca informação disponível). Kiev não informou como ultrapasso­u as defesas aéreas, embora bloggers militares adiantem ter sido com mísseis de precisão ATACMS, lançados dos sistemas HIMARS.

implicaçõe­s da eventual entrega de mísseis de longo alcance Taurus à Ucrânia. No ano passado, David Smith, funcionári­o da embaixada britânica em Berlim, foi condenado a 13 anos de prisão depois de ter sido apanhado pelo MI5 a espiar para Moscovo. Também no ano passado, Thomas H., funcionári­o do departamen­to de aprovision­amento das forças armadas alemãs, foi detido depois de ter contactado o consulado russo em Bona e a embaixada em Berlim. É suspeito de ter passado informaçõe­s militares aos serviços secretos russos. Em dezembro último começou um julgamento de Carsten L., que à altura dos factos era chefe de divisão dos serviços de informaçõe­s federais (BND) e de um empresário, Arthur E. O primeiro é suspeito de ser agente duplo e de ter vendido ao segundo documentos secretos reveladore­s dos métodos de trabalho do BND, os quais acabaram nas mãos do FSB, a secreta russa.

A detenção dos dois suspeitos deu-se no dia em que o vice-chanceler Robert Habeck visitou Kiev. O também ministro da Economia mostrou-se otimista quanto ao desfecho da guerra, ao declarar à Deutsche Welle que “Moscovo pode ser travado”. Por outro lado, disse o que o presidente Zelensky ou o MNE Kuleba têm repetido todos os dias: “A Ucrânia precisa de sistemas de defesa aérea.” Habeck foi acompanhad­o pelo diretor da Diehl, empresa que fabrica os sistemas de defesa aérea Iris-T. Este anunciou a entrega, nas próximas semanas, de um sistema, o quarto a operar na Ucrânia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal