Diário de Notícias

Telma Monteiro superou mais uma lesão e volta a competir “no dia mais bonito”

A medalhada olímpica quer apurar-se para os seus sextos Jogos. cinco meses depois da lesão grave. O regresso está marcado para o dia 25 de abril.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

Telma Monteiro está de volta aos tatamis. “Vamos com tudo, anda personalid­ade. Chegou o momento, depois de muita dedicação, dor, suor, resiliênci­a, lágrimas, mas muito querer e crer. A 25 de abril volto à competição no Europeu. Não poderia ser num dia mais bonito”, disse a judoca, que passou cinco meses a recuperar de uma grave lesão que obrigou a uma cirurgia para corrigir uma rotura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, contraída num combate no Europeu de 2023.

Conseguir o apuramento para Paris 2024 e fazer história como atleta portuguesa com mais participaç­ões em Jogos Olímpicos – após Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020 – é o outro objetivo da medalhada de bronze no Rio de Janeiro. “Durante o próximo mês vou competir em provas de qualificaç­ão para Paris 2024, os meus sextos Jogos Olímpicos e assim tentar fazer história! Todo o trabalho que podia ter sido feito, foi. Agora é dar tudo em cada prova, com inteligênc­ia e ter muita fé de que vai dar tudo certo”, assumiu a judoca do Benfica.

Telma Monteiro tem 38 anos e, neste momento, está fora dos lugares de apuramento olímpico na categoria de -57 kg, destinado às 17 mais bem classifica­das no ranking mundial, com exceção da judoca do país anfitrião e da repetição de nacionalid­ades. Como exemplo de superação que é, a medalhada olímpica mostra que não desiste e entra hoje em estágio com a seleção que irá representa­r Portugal no Europeu de Zagreb, entre os dias 25 e 27 de abril. Além do Europeu, Telma Monteiro tem ainda mais três provas para combater e ganhar ranking, designadam­ente o Grand Slam de Dushanbe (de 3 a 5 de maio), Grand Slam do Cazaquistã­o (de 10 a 12 de maio) e o Mundial de Abu Dhabi (de 19 a 23 de maio). Os Jogos Olímpicos Paris 2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto.

Pimenta entre os quatro canoístas em Paris 2024

Os quatro canoístas que garantiram para Portugal uma quota nos Jogos Olímpicos assegurara­m ontem o seu próprio lugar em Paris 2024. A começar por Fernando Pimenta em K1 1000 metros. O canoísta, de 34 anos, vai estar pela quarta vez nos Jogos, procurando o primeiro título olímpico, depois da medalha de prata em Tóquio 2020 e do bronze em Londres 2012, juntamente com Emanuel Silva, que ainda sonhava com a sexta presença consecutiv­a em Jogos Olímpicos, mas foi quarto na sua série e falhou esse objetivo.

Teresa Portela garantiu a sua vaga em K1 500 e os campeões do mundo João Ribeiro e Messias Baptista, em K2 500 metros, depois de vencerem as seletivas internas que juntaram os melhores atletas da canoagem nacional.

Cinco meses após ser operada, Telma Monteiro está de volta.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal