Diário de Notícias

Real Madrid-Barcelona. O título passa hoje pelo maior clássico do mundo

Em caso de vitória esta noite, equipa de Ancelotti fica com 11 pontos de avanço e sentencia praticamen­te o campeonato.

- TEXTO NUNO FERNANDES

Real Madrid e Barcelona chegam ao clássico de hoje (20h00, Eleven Sports) no Bernabéu com sentimento­s diferentes. Os blancos na liderança do campeonato e motivados pela passagem às meias-finais da Champions a meio da semana, após baterem o City; os culés a fazer contas e ainda a sarar as feridas da eliminação diante do PSG. Estados de espírito à parte, o jogo deste domingo pode ser decisivo para as contas do título.

As contas são muito simples. O Real Madrid é líder da Liga espanhola, com 78 pontos, mais oito do que o rival da Catalunha. Uma vitória deixará por isso os blancos com uma margem confortáve­l de 11 pontos e praticamen­te com o título no bolso. O empate também é um bom resultado para a equipa de Carlo Ancelotti, mas uma derrota pode relançar de alguma forma o campeonato, pois a diferença é encurtada para cinco pontos.

Há vários dados que jogam a favor do Real Madrid. Não só porque é líder e tem uma margem confortáve­l, mas porque a equipa a jogar em casa tem sido uma autêntica fortaleza. Esta época ainda não perdeu qualquer jogo na qualidade de visitada e a última derrota aconteceu há mais de um ano – a 8 de abril, por 2-3, na receção aoVillarre­al.

Mas aquele que é considerad­o o maior clássico do mundo (há quem defenda que é o River-Boca da Argentina), que tem uma história centenária recheada de glórias, tristezas e polémicas (quem não se lembra da cabeça de leitão atirada a Figo), é um duelo de resultado imprevisív­el. Prova disso é o facto de o Barcelona nas últimas 10 visitas ao rival ter ganho cinco – o Real venceu outras cinco. O último triunfo dos blaugrana na capital espanhola aconteceu na penúltima visita (março de 2023), nas meias-finais da Taça do Rei, com um golo de Militão na própria baliza.

Esta rivalidade entre os dois maiores clubes de Espanha vem desde sempre e extravasa o campo desportivo, tendo sempre existido um sentimento regionalis­ta e de cariz político nesta disputa, relacionad­a com o facto de o Real ter sido sempre um clube associado à realeza e ao poder centraliza­dor, enquanto o Barcelona representa o povo catalão e o desejo de independên­cia. Algo que ainda hoje se sente.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal