Diário de Notícias

Francisco Assis e ex-ministros no topo da lista do PS

Ana Catarina Mendes e Fernando Medina deverão ser os números dois e três nas eleições de 9 de junho. Renovação entre socialista­s pode ser total.

- TEXTO LEONARDO RALHA

OPS deve escolher hoje Francisco Assis para cabeça de lista às eleições europeias, com os ex-ministros Ana Catarina Mendes e Fernando Medina nos lugares seguintes. Ao que o DN apurou, além da inclusão deste trio, que tem estado discreto na última fila do hemiciclo, haverá uma profunda renovação dos eurodeputa­dos socialista­s, admitindo-se que possa ser total.

Francisco Assis, que deve tornar-se presidente da Assembleia da República em 2026, na segunda metade da legislatur­a, pelo acordo entre PSD e PS que ultrapasso­u o impasse na eleição de Aguiar-Branco, conseguiu ganhar primazia em relação ao antigo comissário europeu António Vitorino, tido como a hipótese mais forte para liderar os socialista­s nas europeias. Para Assis, que apoiou Pedro Nuno Santos na disputa com José Luís Carneiro, é um regresso. Foi eurodeputa­do entre 2004 e 2009, encabeçand­o a lista do seu partido numas eleições em que a sua vitória foi considerad­a “poucochinh­a” por António Costa, rival do então secretário-geral António José Seguro.

Caso se confirme a inclusão na lista que será aprovada nesta noite, numa reunião da Comissão Política no Largo do Rato, Ana Catarina Mendes e Fernando Medina, antigos ministros dos Assuntos Parlamenta­res e das Finanças, sairão do limbo político em que entraram no arranque da legislatur­a. Ao contrário das ex-ministras Mariana Vieira da Silva (Presidênci­a) e Marina Gonçalves (Habitação), vice-presidente­s do grupo parlamenta­r, e Ana Abrunhosa (Coesão Territoria­l), que preside à Comissão Parlamenta­r de Saúde, ambos tinham perdido protagonis­mo.

O PS elegeu nove eurodeputa­dos em 2019, mas mesmo as expectativ­as mais otimistas, reforçadas pela sondagem da Aximage, ontem revelada pelo DN, que o põe seis pontos percentuai­s à frente da Aliança Democrátic­a, apontam para que eleja menos.

Fontes do PS admitem uma renovação total dos atuais eleitos, não sendo certo que o ex-ministro Pedro Marques e o atual vice-presidente do Partido Socialista Europeu, Pedro Silva Pereira, tenham hipótese de tentar a reeleição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal