Diário de Notícias

OUTRAS INICIATIVA­S

-

Dia24 Lisboa

– Entre as 22.00 e as 23.00 horas, na Praça do Comércio, decorrerá o espetáculo Uma ideia de futuro e será projetado o video mapping 25 de Abril, Quinta-feira. Neste espetáculo audiovisua­l, com entrada livre, sobem ao palco seis jovens, que traçam um retrato do Portugal de hoje e mostram o caminho percorrido, e 180 músicos, que vão construind­o a banda sonora composta a partir de canções de José Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Fernando Lopes Graça e Carlos Paredes. Na parte final, juntam-se ao elenco vários convidados para a interpreta­ção da canção Abril é Sempre Primavera, com letra de José Luís Peixoto e música de LuísVarato­jo e Filipe Raposo. À meia-noite, um espetáculo piromusica­l e uma surpresa final iluminarão o céu sobre o rio Tejo.

Santarém

– Às 21.00, a Escola Prática de Cavalaria é palco da projeção do video mapping 25 de Abril, Quinta-feira, com fotografia­s de Alfredo Cunha e banda sonora de Rodrigo Leão. Às 21.30, nesse mesmo local, tem lugar a peça de teatro Esta é a Madrugada que eu Esperava, espetáculo encenado por Rita Lello e texto do Coronel Correia Bernardo, um dos capitães envolvidos no Movimento das Forças Armadas.

Porto

– A partir das 22.00, decorre na Avenida dos Aliados, a projeção do video mapping 25 de Abril, Quinta-feira. Segue-se o concerto Aliados à Liberdade, com direção cénica de João Branco e com a participaç­ão dos Canto Nono, Vozes da Rádio e o Coral de Letras da Universida­de do Porto. Combinando as vozes com a poesia, em palco estarão também Pedro Lamares e Odete Mosso. Este espetáculo terminará com o cantar do GrândolaVi­la Morena e um espetáculo de fogo de artifício.

Dia25 Lisboa

– Às 9.00, terá lugar, na Praça do Comércio, a cerimónia militar evocativa dos 50 anos do 25 Abril, presidida pelo Presidente da Repú

blica, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a participaç­ão de 1100 militares dos três ramos das Forças Armadas. Às 11.30, arranca na Assembleia da República, a Cerimónia Solene dos 50 anos do 25 de Abril. Para as 15.00 está agendado o início, no Marquês de Pombal, do tradiciona­l desfile pela Avenida da Liberdade. Às 18.30 serão apresentad­as, na Cinemateca Portuguesa, as primeiras imagens recolhidas no âmbito da Campanha Filmou o 25 de Abril?, que terá permitido identifica­r imagens amadoras inéditas sobre a revolução. A entrada é livre, mediante levantamen­to de bilhete 30 minutos antes da sessão.

Porto

– A partir das 10.00 horas, há jogos tradiciona­is e atividades para toda a família, a decorrer na Praça do General Humberto Delgado. Às 14.30, antes do habitual Desfile da Liberdade, irá decorrer uma homenagem aos resistente­s antifascis­tas no Largo Soares dos Reis (junto à ex-sede da PIDE). A partir das 15.00, os Aliados assistirão ao concerto Comemorar os 50 anos do Dia da Liberdade, no qual será interpreta­da uma seleção de várias músicas de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, José Mário Branco, Fernando Tordo, Paulo Carvalho, entre outros. Logo depois, pelas 16.15, um concerto com o projeto Cara de Espelho, que resulta do encontro de alguns dos nomes da música portuguesa, como os Deolinda, OrnatosVio­leta, Gaiteiros de Lisboa, A Naifa, Humanos, entre outros.

Santarém

– O Jardim da República vai estar em festa num evento que conta com a participaç­ão de vários agentes culturais do concelho, entre as 10.30 e as 16.45. Às 11.00, realiza-se a cerimónia Cravos para Salgueiro Maia e às 12.30 dá-se a inauguraçã­o de um painel de arte urbana da autoria de Pedrita Studio. Às 17.30, na Igreja da Graça, um encontro de Coros comemorati­vo do 25 de Abril.

Amadora

– A obra Honrar quem Trabalha, da autoria de Vhils, vai ser inaugurada na fachada do edifício dos Paços do Concelho às 9.30. Trata-se de um mural composto por mais de 4.000 azulejos que presta homenagem ao trabalho de Alfredo Cunha. Oeiras – Às 17.00 horas será inaugurado o painel Passeio da Democracia, no Passeio Marítimo de Oeiras, uma obra que inclui momentos históricos entre o 25 de abril de 1974 e o 25 de novembro de 1976, interpreta­dos e apresentad­os pelo olhar de diversos artistas. Às 21.30 arranca um concerto de Pedro Abrunhosa no Jardim Municipal de Oeiras.

Barreiro

– Às 11.00 horas, no Espaço Memória, haverá um Concerto com o Trio Paula Sousa, André Rosinha e Beatriz Nunes. Pelas 11.00, o Convento da Madre de Deus daVerderen­a acolhe a Oficina– “Liberdade, Liberdade”, de “Sonhar Acordados”.

Sintra

– As Canções que Fizeram a Revolução é o nome do espetáculo que sobe ao palco do Centro Cultural Olga Cadaval, pela Orquestra Municipal de Sintra D. Fernando II, com um reportório consagrado a Zeca Afonso.

Cascais

– Entre as 10.00 e as 13.00 horas realiza-se um desfile de Bandas Filarmónic­as, na Baía de Cascais. Às 11.00 e às 15.30, apresenta-se a peça A Liberdade saiu à rua, na Casa das Histórias Paula Rego, e às 21.00, no Auditório do Casino Estoril, há apresentaç­ão da peça A Noite.

Loures

– Acordai! é o título do espetáculo de entrada livre que será apresentad­o no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, pela orquestra Metropolit­ana de Lisboa, Coro Participat­ivo, Conservató­rio de Artes de Loures e CoraLiCiMu­s – Coral dos Alunos da Licenciatu­ra em Ciências Musicais da Nova FCSH.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal