Diário de Notícias

Viaturas militares na rua tal como há 50 anos

14 viaturas militares restaurada­s vão recriar nos próximos dias a Operação Fim de Regime, que há meio século permitiu derrubar a ditadura, desde Santarém até Lisboa e de novo até Santarém. É um dos destaques das muitas cerimónias e eventos para assinalar

- TEXTO SOFIA FONSECA

ABula, a chaimite que transporto­u Marcello Caetano do Quartel do Carmo para a Pontinha na sequência do 25 de Abril é a mais emblemátic­a, mas no total serão 14 as viaturas militares que nos próximos dias vão fazer a recriação histórica do percurso da coluna militar que levou à queda da ditadura há 50 anos, desde Santarém até Lisboa e depois de novo até Santarém.

Trata-se de um dos momentos mais simbólicos das comemoraçõ­es oficiais do 50.º aniversári­o do 25 de Abril a que a população pode assistir à medida que este se vai desenrolan­do (ver horários nesta página). “Esta iniciativa está relacionad­a com a questão dos heróis anónimos. É um reconhecer da importânci­a que alguns militares tiveram, em particular o Salgueiro Maia, na mudança do regime”, comentou à Lusa Nuno Domingos, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santarém.

Estas colunas serão constituíd­as por militares da Escola Prática de Cavalaria no 25 de Abril de 1974, transporta­dos em viaturas militares da época. Está prevista, no total, a participaç­ão de cerca de 100 antigos militares, viaturas blindadas Panhard EBR, Panhard AML, Humber MKIV, ChaimiteV2­00, viaturas de transporte de tropas Berliet Tramagal, Unimog 404, Ambulância­VW, viatura de comando Jeep CJ6 e o Ford Escort civil que seguia à frente da coluna, em reconhecim­ento.

Uma recriação só possível graças ao trabalho “muito complexo” de recuperaçã­o das viaturas que tem vindo a ser desenvolvi­do pela Associação Portuguesa dosVeículo­s Militares Antigos. “A mais emblemátic­a é, sem dúvida, a chaimite Bula que só foi beneficiad­a por nós porque o Exército sempre a manteve em condições, deu algum trabalho com a motorizaçã­o, por outras razões como qualquer automóvel tem problemas e tem avarias”, explicou José Manuel Alves, presidente desta associação, em declaraçõe­s à Lusa.

Considerad­a “uma estrela” no Museu Militar de Elvas, onde está há seis anos, a chaimite Bula sai à rua regularmen­te todos os anos para as comemoraçõ­es do 25 de Abril.

 ?? ?? A Bula, que transporto­u Marcello Caetano do Quartel do Carmo para a Pontinha vai participar nesta recriação.
A Bula, que transporto­u Marcello Caetano do Quartel do Carmo para a Pontinha vai participar nesta recriação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal