Diário de Notícias

Cimeira luso-brasileira pode ficar para 2025

-

Acimeira entre Brasil e Portugal, a ser realizada no Brasil, será em 2025 ou “mais para o fim do ano”, sabe o DN. O assunto foi discutido em reunião de trabalho realizada ontem em Lisboa. O ministro dos Negócios Estrangeir­os, Paulo Rangel, e o homólogo MauroVieir­a participar­am no encontro, além de representa­ntes diplomátic­os de ambos os países. Ao DN, fonte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) disse que o chanceler Mauro Vieira vai sugerir datas para realização do evento.

Caso fique para o próximo ano, a Cimeira será em celabração aos “200 anos do reconhecim­ento da Independên­cia do Brasil por Portugal”. Rangel e Vieira deverão estar juntos novamente em julho, no Rio de Janeiro. Na oportunida­de, o Brasil vai lançar uma aliança global contra a fome e a pobreza, no âmbito da presidênci­a do G20. Um novo encontro entre os dois deverá ocorrer em setembro, em Nova Iorque, durante a segunda reunião dos chancelere­s do G20.

O Ministério dos Negócios Estrangeir­os (MNE) publicou um tuíte sobre o encontro e destacou ser a primeira agenda conjunta em que “trataram de temas regionais e globais, além da CPLP, diálogo Mercosul-UE e comunidade iberoameri­cana”. O gabinete informou ao DN que não haveriam declaraçõe­s adicionais sobre o encontro.

Carta do presidente Lula

Na reunião de trabalho, Vieira também entregou uma carta escrita pelo presidente Lula da Silva e endereçada ao primeiro-ministro Luís Montenegro.

Os dois líderes já conversara­m portel efonenod ia 9 de abril,qu andoLula da Silva oparabeniz­oup ela eleição, desejou“boa sorte em seu mandato” e manifestou a vontade deencontrá-lo“embreve”.

Já no discurso lido por Mauro Vieira na celebração do 25 de Abril, relembrou a relação histórica dos dois países e também do episódio do atraso na entrega do Prémio Camões 2019 ao cantor Chico Buarque, que recebeu a honraria somente em 2023. O diplomata classifico­u como um ataque à “política e cultura que tristement­e dominaram o Brasil nos últimos anos”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal