Diário de Notícias

Schmidt: “Se não for o melhor para o Benfica, o presidente dir-me-á”

Treinador não perdoa aos adeptos que cuspiram e atiraram objetos aos jogadores e admite que Champions é importante. Benfica tem de vencer ou, pelo menos, empatar com o Sp. Braga para impedir que o Sporting possa conquistar o título já amanhã, se derrotar

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

Treinador do Benfica continua às turras com adeptos.

OBenfica recebe hoje (18.00, BTV ) o Sp. Braga na 31.ª jornada da I Liga no Estádio da Luz. A equipa de Roger Schmidt está obrigada a vencer ou, pelo menos, empatar para impedir que o Sporting possa conquistar o título já amanhã, se derrotar o FC Porto (domingo, às 20.30, Sport TV ).

Apesar da importânci­a do duelo de hoje com o Sp. Braga, o tema das “dez pessoas” que atiraram objetos aos jogadores no último jogo com o Farense (vitória, por 3-1) dominou praticamen­te toda a antevisão do encontro. Schmidt vincou que compreende “a desilusão e as críticas”, mas reiterou que “há limites” para a forma como os adeptos se podem manifestar, condenando quem cuspiu e atirou objetos aos jogadores.

“Nunca irei aceitar, nunca irei perdoar a essas dez pessoas, não quero ter uma relação com elas. Dou o meu melhor pelo Benfica e espero que as pessoas sintam isso. Se não for o melhor treinador para o Benfica, o presidente dir-me-á. Temos uma boa relação, mas é mais importante para ele que o Benfica tenha o máximo de sucesso possível. Neste momento estamos a lutar por acabar a época da melhor maneira e no final analisarem­os e tentaremos melhorar na próxima época.”

O alemão fez questão de separar os adeptos no geral dessas “10 pessoas”. “Se quiserem cuspir e atirar coisas aos nossos jogadores, é melhor ficarem em casa. Mas é claro que precisamos de todos os outros adeptos. Não conseguimo­s ter sucesso sem os adeptos, precisamos de um grande ambiente no estádio”, apelou o treinador, ainda antes de saber que essa atitude dos adeptos em Faro tinha tido consequênc­ias para o clube, com o Conselho de Disciplina da FPF a condenar os encarnados ao pagamento de 1530 euros por comportame­nto incorreto do público, incluindo arremesso de pelo menos duas garrafas. A SAD do Benfica foi ainda condenada ao pagamento de 1910 euros pela utilização de pote de fumo dos seus adeptos, num total de 3440 euros.

Ciente da importânci­a do jogo de hoje para garantir a Champions, um objetivo “importante financeira­mente, mas também para a imagem do clube”, Schmidt referiu que a meta ainda é “lutar pela melhor classifica­ção possível e essa ainda é o primeiro lugar”.

Já para o técnico adversário, Rui Duarte, os três pontos são essenciais para as contas finais. O Sp. Braga tem 62 pontos, os mesmos que o FC Porto, terceiro classifica­do, posição que os minhotos ainda ambicionam. “Faltam quatro jogos e este é uma das primeiras finais para o conseguirm­os”, admitiu o treinador, esperando “um Benfica forte, como sempre”. Para o técnico, “o Sp. Braga é um grande e luta pelos três pontos sempre”, por isso “não faz sentido” ir para um jogo, seja ele qual for, a pensar que o empate será bom: “Temos uma exigência grande, assumimos com humildade e confiança que queremos chegar ao terceiro lugar.”

Zalazar foi o responsáve­l pela reviravolt­a que garantiu a vitória sobre oVizela na última jornada (2-1), mas o treinador não revelou se o médio uruguaio vai ser titular no Estádio da Luz. E como Abel Ruiz está castigado, Rui Duarte chamou Yan Saíd, avançado da equipa B.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal