Diário de Notícias

Paulinho, “o avançado ideal para um ataque dinâmico”, está de saída do Sporting

Avançado tem 31 anos e vive a melhor época de leão ao peito em termos de golos e títulos. Jogador tem propostas para deixar Alvalade e o clube aceita negociar o português por cerca de 19 ME.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

Paulinho prepara-se para se despedir do Estádio José Alvalade e rumar ao estrangeir­o. E vai fazê-lo como campeão nacional. O jogo com o Desp. Chaves, sábado às 18.00, deverá ser o último do avançado na casa que foi sua nas últimas três épocas e meia.

Contratado em janeiro de 2021, Paulinho vive a melhor época de leão ao peito em termos de golos. O camisola 20 leva 20 golos e seis assistênci­as para golo em 45 jogos (22 a titular e 23 como suplente utilizado) esta época – na I Liga são 14 golos em 33 jornadas – e ainda pode melhorar esse registo nos dois encontros que falta jogar esta época – o jogo com o Desp. Chaves e a final da Taça de Portugal com o FC Porto, dia 26 no Estádio Nacional.

É a terceira vez que chega às duas dezenas de golos numa temporada, igualando agora os 20 golos em 41 partidas que fez ao serviço do Gil Vicente na época 2016-17. A melhor época da carreira foi a de 2019-20, ainda ao serviço do Sp.Braga, quando fez 25 golos. Esta é assim a melhor temporada como leão, depois dos três golos em 14 jogos na época 2020-21, dos 14 golos em 46 encontros em 2021-22 e dos 15 golos em 38 jogos da época passada.

Esta temporada andou na sombra do fenómeno Viktor Gyökeres, mas fazendo bem as contas foi muito mais influente para a conquista do título do que o sueco, que teve influência direta em 11 pontos. Os golos do camisola 20 renderam 14 pontos, sendo responsáve­l direto por sete das 28 vitórias do conjunto liderado por Rúben Amorim, como a de sábado passado diante do Estoril (1-0) e como antes havia sido decisivo diante do Estrela da Amadora (3-2 e 2-1), Portimonen­se (2-1), Famalicão (1-0), Casa Pia (2-1) e Vizela (3-2).

De mal amado a influente

Apesar de ter de lidar com o estigma de jogador que desperdiça oportunida­des de golo flagrantes, o jogador tem sido defendido por Rúben Amorim e segundo um estudo recente do Observatór­io do Futebol (CIES), o avançado de 31 anos é um dos jogadores que menos desperdiça oportunida­des de golo nas oito principais ligas do futebol europeu à frente de nomes como Robin Hack, Serhou Guirassy, Harry Kane, Kylian Mbappé.

Por isso, João Lourenço gostava que ele continuass­e no Sporting. “Há mais para lá dos golos que marca, o Rúben Amorim tem razão quando diz que ele rende em campo mesmo quando não marca”, disse ao DN o avançado, que formou uma dupla demolidora com Figueiredo na década de 60 e 70 marcou 151 golos em 232 jogos de leão ao peito.

Lourenço reconhece uma “certa inteligênc­ia” ao “goleador discreto” ou “falso avançado”, como lhe chama, para jogar nos vários sistemas, “ideal” para o célebre ataque dinâmico do novo campeão nacional. “Na idade dele (31 anos) eu já não jogava e por isso digo que ele já justificou a aposta e conquistou o reconhecim­ento dos adeptos”, disse o dono de um inédito poker ao Benfica em 1965. Com 82 anos, Lourenço já não vai ao estádio José Alvalade “há muito tempo”, mas gostava que Paulinho continuass­e em Alvalade: “Tem uma grande capacidade de receção de bola e é muito forte entre linhas, é muito rápido e movimenta-se bem nas áreas de finalizaçã­o.”

O avançado tem contrato com os leões até junho de 2026 e está protegido por uma cláusula de rescisão avaliada em 60 milhões de euros, embora o passe esteja avaliado em 4, 5 milhões e o Sporting o aceite negociar por uma verba na ordem dos 10 milhões.

O camisola 20 dos leões tem propostas da Arábia Saudita, Qatar e Turquia e considera que é a altura certa para embarcar na primeira experiênci­a internacio­nal. No verão passado recusou uma proposta saudita e outra russa apesar de financeira­mente aliciantes e voltou a ser campeão nacional.

O avançado foi a estrela maior do jantar que no domingo juntou os campeões nacionais em celebração, com um pedido expresso de Eduardo Quaresma, nas redes sociais: “Paulinho não pode sair”. E assim deu asas às notícias da saída de Paulinho.

Surreal é dizer pouco. Edgar Ié joga no Dínamo Bucareste desde fevereiro e foi acusado de enviar o irmão gémeo, Adelino Ié, também futebolist­a, que alinhou no Tluchowia Tluchow (Polónia) a jogar por ele na Roménia. A hipótese foi levantada por um jornalista, Daniel Sendre, no Facebook e deu origem a uma polémica troca de identidade­s que o clube já desmentiu. A cicatriz no joelho direito, fruto de uma cirurgia feita em 2022 na sequência de uma rutura dos ligamentos cruzados será a prova, segundo disse o médico do clube à Gazeta Sporturilo­r, que Edgar Ié (30 anos) é mesmo ele!

Segundo a tese que deu origem ao rumor, o defesa central formado no Sporting e com passagem pelo Barcelona e pelo Lille falaria fluentemen­te inglês e a partir de certa altura passou a falar apenas português e sem se expressar ou perceber inglês. A história tornou-se viral quando um dos mais conceituad­os jornalista­s romenos pegou na história e noticiou que o clube teria começado a desconfiar que ou tinha contratado o irmão errado ou por alguma razão eles ter-se-iam feito passar um pelo outro e que isso podia retirar pontos ao Dínamo Bucareste – arriscava perder todos os cinco jogo que Ié fez e nos quais conquistou 8 pontos.

Confrontad­a a Federação Romena de Futebol reagiu como se de uma notícia com fundamento se tratasse. “Não há qualquer cenário previsto para esta situação. Se o jogador que jogou não é o verdadeiro, pode haver sanções. Legalmente, um exame de ADN pode decidir tudo se o resultado for contra ti”, explicou fonte da Federação romena, ao iAMsport, isentando o clube: “Em relação a perda de jogos na tabela, a possibilid­ade terá de ser equacionad­a. Mas se o Dínamo foi enganado e conseguir prová-lo, então o risco de perder pontos não existe.”

O internacio­nal português Edgar Ié reagiu em jeito de gargalhada (com emojis) ao caso e o clube acusou a comunicaçã­o social romena de “criar” um caso. “Deviam prestar mais atenção porque estão a criar um caso. Ninguém falou connosco. Consideram­os a pessoa que lançou esse rumor como um cancro para o Dínamo. Foi um ataque concertado contra nós. Não quero que sejamos ridiculari­zados. Esqueçam isto, é falso. Há um mundo entre ele e o seu irmão”, disse o administra­dor Andrei Nicolescu, depois do jogo com o UTA Arad, que o Dínamo venceu por 2-0 (sem Ié).

As declaraçõe­s do administra­dor não calaram as desconfian­ças criadas e até alimentada­s por alguns colunáveis como o ex-jogador e ex-presidente do clube, Florin Prunea. O Dínamo decidiu “processar o autor da informação errónea por graves danos à imagem do clube”. “Uma farsa, uma calúnia e um ataque vergonhoso contra o clube. Dínamo Bucareste contratou Edgar Miguel Ié através de um empresário reconhecid­o a nível europeu. Estamos a falar de transparên­cia, de legalidade em primeiro lugar”, reagiu o Dínamo Bucareste.

O clube foi ainda mais longe e explicou que Edgar Miguel Ié recebeu um certificad­o de transferên­cia internacio­nal emitido pela Federação Turca, verificado pela Federação Romena de Futebol e pela FIFA, foi registado pela Liga Profission­al de Futebol (LPF), recebeu um certificad­o de registo da Inspeção-Geral de Imigração (IGI), o que prova que o Estado tem registos da estadia na Roménia.

Edgar juntou-se ao clube romeno em fevereiro, depois de se desvincula­r dos turcos do Basaksehir, enquanto Edelino esteve no Tluchowia Tluchow, da Polónia até dia 7 de maio, depois de no ano passado ter representa­do o Resende, do Campeonato de Portugal.

Jornalista lançou rumor no Facebook e até a federação romena comentou e anteviu sanções por utilização de jogador que não é quem diz ser...

 ?? ?? Paulinho fez 20 golos em 45 jogos esta época.
Paulinho fez 20 golos em 45 jogos esta época.
 ?? ?? A semelhança física entre os irmãos Ié.
A semelhança física entre os irmãos Ié.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal