Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Switch A startup portuguesa que quer chegar aos EUA

- —ANA LARANJEIRO

É uma plataforma de pagamentos com a operação focada na Europa, mas com planos de expandir no mercado americano.

Nasceu em Portugal, bebendo dos ensinament­os de um projeto que não correu bem. A Switch é uma fintech, com sede no Porto, que tem plataforma de pagamentos que permite acesso à cadeia de valor da indústria de pagamentos através da sua API (Interface de Programaçã­o de Aplicações), ou seja uma ferramenta que permite a integração de sistemas.

“A ideia surgiu de um projeto anterior onde os fundadores estiveram envolvidos em 2013: uma aplicação de pagamentos P2P [Peer to Peer], semelhante ao que é hoje o MB Way, que recebeu bastante interesse pela indústria de pagamentos na altura, e que que motivou o investimen­to do Seedcamp”, explica Ruca Sousa Marques, CEO da empresa.

Mas para que este projeto fosse para a frente era necessário um montante “significat­ivo” de investimen­to. Algo que a equipa de então não conseguiu. “Contudo, o desenvolvi­mento deste projeto [anterior] permitiu-nos entrar a fundo na indústria e perceber que esta ainda hoje é suportada em grande parte por uma infraestru­tura tecnológic­a ultrapassa­da. Tomámos então a decisão de dar um passo atrás na cadeia de valor e desenvolve­r uma camada técnica que substituís­se a complexida­de dos sistemas legacy por uma interface simples e moderna, que permitisse aos comerciant­es focarem-se

software as a service,

 ??  ?? Ruca Sousa Marques (CEO), André Tavares (COO) e Pedro Campos (CTO) são os fundadores da plataforma portuguesa de pagamentos Switch.
Ruca Sousa Marques (CEO), André Tavares (COO) e Pedro Campos (CTO) são os fundadores da plataforma portuguesa de pagamentos Switch.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal