Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Frederico Falcão “Há empresas a viver situação muito difícil”

- —ILÍDIA PINTO

Novo presidente da ViniPortug­al teme falências no setor e diz que lhe chegam ecos de cada vez mais propriedad­es e adegas postas à venda.

zar ações na grande distribuiç­ão, como forma de compensar as quebras no mercado da restauraçã­o, fortalecen­do a presença portuguesa e cimentando o segundo lugar nacional no top dos vinhos importados.

“Estamos a procurar reinventar-nos todos os dias para não perdermos a presença nos mercados”, refere o responsáve­l.

Garantido é que, mesmo com muitas ações ainda previstas para outubro e novembro, o investimen­to neste ano será muito menor do que o orçamentad­o. A estratégia passa por reforçar o plano de 2021. E embora o setor pretendess­e que as verbas que ficarem por usar neste ano pudessem acumular para o próximo, “reforçando a capacidade de promoção”da marca Vinhos de Portugal, Bruxelas não está pelos ajustes. Mesmo que a pretensão fosse extensiva a outros produtores europeus, como espanhóis, franceses e italianos.

A expectativ­a, agora, é que o envelope que o Instituto da Vinha e do Vinho aloca à promoção possa ser reforçado para o ano, retomando valores de anos anteriores, quando o orçamento da ViniPortug­al rondava os oito milhões de euros – em vez dos seis atuais.

“Cada vez mais se torna importante abrir portas lá fora”, defende Frederico Falcão, que mantém o objetivo de o setor chegar aos mil milhões de euros de exportaçõe­s em 2022. “É uma meta que já exigia um esforço redobrado, dado que, estatistic­amente, só seria atingida em 2024, mas não vamos desistir, não vamos atirar já a toalha ao chão”, garante.

Questionad­o sobre o pacote de 10 milhões anunciado pelo governo para o setor, Frederico Falcão considera que o apoio ao armazename­nto é uma “ótima medida”, já que constitui uma ajuda à tesouraria das empresas. Já a destilação de crise não o convence tanto, sobretudo aos valores de que se fala, de 40 cêntimos o litro. Mas “foi a solução que o setor pediu”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal