Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Covid Viabilizaç­ão de empresas aprovada

-

que tem direito, no que é denominado de requisição do duodécimo. No caso do agrupament­o Dr. Costa Matos, que serve cerca de 2 mil alunos em seis escolas com jardim de infância, o valor anual que vai receber do Ministério em 2020 é de 98 mil euros.

Nas escolas do primeiro ciclo ajuda o facto de as juntas de freguesia e as câmaras municipais contribuír­em para o orçamento. Ainda no caso destas escolas, que abrangem também os alunos mais novos que frequentam o ensino pré-escolar, a conta da água seja gratuita.

A gestão do orçamento do agrupament­o também não é fácil. Isto porque cada escola tem o seu próprio orçamento. “Torna a gestão das escolas muito burocrátic­a e não é eficiente. No nosso caso, são seis quintais separados”, disse a técnica do agrupament­o Dr. Costa Matos.

Tudo somado, segundo o presidente da associação de diretores de escolas públicas, o dinheiro não chega para material pedagógico, por exemplo. “Os diretores estão sempre a contar os tostões. E são muitas vezes os professore­s que financiam as atividades que querem dar.”

A proposta de lei do Governo que cria o processo extraordin­ário de viabilizaç­ão de empresas (PEVE) em dificuldad­es devido à pandemia de covid-19 foi aprovada na generalida­de, sem votos contra, baixando agora à comissão parlamenta­r da especialid­ade. O programa prevê reduções da taxa de juros de mora, que não são cumuláveis com as demais reduções previstas noutros diplomas, em 25%, 50% ou 75%, consoante os planos de prestações mensais.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal