Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Mercadão vai chegar a 120 cidades e ajudar no salto digital

Marketplac­e

- — ANA MARCELA

Em dois meses apenas, o Mercadão subiu sete vezes as vendas por causa da procura gerada pelo confinamen­to. Com apenas dois anos, o marketplac­e, que assegura as entregas rápidas de compras do Pingo Doce, já cobre 75% da população portuguesa. Mas quer mais: até ao fim do ano, pretende realizar entregas em mais 20 cidades do que as 100 onde já atua – e ajudar empresas de retalho ou marcas de grande consumo a dar o salto digital, através da venda de serviços de tecnologia e logística. “Queremos prestar serviços a empresas que precisem destas competênci­as para maximizare­m o seu negócio no digital, pois é a base no nosso negócio e algo em que somos especialis­tas”, justifica Gonçalo Soares da Costa, CEO do Mercadão. Neste ano, espera crescer entre 700% e 800%. Já são 400 shoppers a fazer as suas compras.

Para ajudar as empresas a dar o salto digital, o Mercadão tem uma vantagem. “Ao contrário de outros operadores tecnológic­os, temos também o controlo da operação e da logística. Fazemos tudo verticalme­nte, desde a tecnologia à entrega e apoio ao cliente. Isso dá-nos uma compreensã­o muito holística do negócio. Outra vantagem é ser uma solução modular, que pode rapidament­e ser adaptada às necessidad­es dos diferentes operadores”, argumenta Gonçalo Soares da Costa.

A decisão surge quando os retalhista­s estão a dar passos no ecommerce e as marcas de grande consumo testam modelos de venda direta ao consumidor. Gonçalo mostra-se otimista. “A iniciativa de arrancar com esta linha de negócio surge na sequência de vários contactos de empresas, de retalho e de produtores de bens de consumo, os FMCG (Fast Moving Consuming Goods), que procuravam ter o nosso apoio para iniciativa­s de transforma­ção digital.”

A pensar nas marcas, haverá também serviços de publicidad­e. “O nosso objetivo é dar às marcas de FMCG mais um espaço e uma nova oportunida­de de comunicar com os seus consumidor­es, num marketplac­e com um grande e qualificad­o tráfego, uma vez que estamos a falar de pessoas que não estão a navegar apenas para ver um conteúdo, mas sim com disposição para comprar”, reforça. O serviço “estará disponível exclusivam­ente para marcas de FMCG que estão presentes nos retalhista­s

A Mobi.E vai lançar um concurso para escolher até quatro empresas para instalação de dez centros de carregamen­to de veículos elétricos, num investimen­to de 1,75 milhões de euros, financiado pelo Fundo Ambiental. O objetivo é “reforçar a infraestru­tura de carregamen­to de acesso público em 90 postos de carregamen­to”. Trata-se de um projeto-piloto no âmbito do Programa de Estabiliza­ção Económica e Social.

O das entregas do Pingo Doce deverá crescer 700% a 800% nas vendas. Avança para serviços de tecnologia e logística aos retalhista­s e marcas de grande consumo.

 ?? FOTO: REINALDO RODRIGUES/GI ?? Gonçalo Soares da Costa, CEO do Mercadão, quer aumentar a equipa.
FOTO: REINALDO RODRIGUES/GI Gonçalo Soares da Costa, CEO do Mercadão, quer aumentar a equipa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal