Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Não é a taxa Robin dos Bosques, é tirar a quem está em teletrabal­ho para dar aos que não têm tal opção. Finanças remetem eventual discussão para a concertaçã­o social.

- Texto: Luís Reis Ribeiro

Os governos devem criar um imposto sobre os empregados em teletrabal­ho e depois canalizar essa receita para apoiar os trabalhado­res mais pobres que não podem trabalhar remotament­e ou mesmo os que perderam o emprego, defende o Deutsche Bank (DB), num estudo revelado nesta semana.

Questionad­o pelo Dinheiro Vivo (DV), o Ministério das Finanças (MF) recusa abrir o debate nesta altura, mas defende que é uma discussão que, quando ocorrer, terá de ser feita entre governo e parceiros sociais (patrões e sindicatos). Fonte oficial do ministério de João Leão disse que “neste momento não temos qualquer resposta sobre isso”, mas que “este seria, evidenteme­nte, um assunto do âmbito da concertaçã­o social”.

Luke Templeman, o economista do Deutsche Bank que assina a proposta de novo imposto, defende que “há anos que precisamos de um imposto sobre os trabalhado­res remotos – a covid tornou isso óbvio”. “Muito simplesmen­te, o nosso sistema económico não está configurad­o para lidar com pessoas que podem desconecta­r-se” de uma sociedade que é presencial. Logo, “aqueles que podem trabalhar remotament­e, a partir de casa, recebem benefícios financeiro­s diretos e indiretos” com essa nova situação, pelo que “devem ser tributados para facilitar o processo de transição para aqueles que perderam o emprego”, exemplific­a o perito do maior banco alemão.

Templeman explica com detalhe a proposta. Como referido, o imposto a criar deve incidir sobre trabalhado­res remotos, mas excluindo independen­tes e trabalhado­res por conta de outrem com remuneraçõ­es baixas, por exemplo, os que ganham o salário mínimo ou menos. O economista concede que se pode estudar uma medida que também não penalize os jovens (os que têm menos de 25 anos).

Com a receita gerada, além de se poder formar uma almofada para ajudar os desemprega­dos que perderam o trabalho por causa da

“Há anos que precisamos de um imposto sobre os trabalhado­res remotos, a covid tornou isso óbvio”, diz autor do estudo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal