Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Freshly Cosmetics Portugal no radar de produtos 100% naturais e linha vegan

- —ANA LARANJEIRO

Nem a pandemia impediu a empresa catalã de cosméticos criada por três engenheiro­s químicos, de dar o salto.

Depois de França, Bélgica e Itália, a marca já está em Portugal.

A sustentabi­lidade do planeta é uma preocupaçã­o crescente nos países desenvolvi­dos. E os consumidor­es cada vez mais procuram produtos e serviços que respondam a esta necessidad­e. As empresas de cosméticos não são indiferent­es a esta realidade e foi precisamen­te para dar essa resposta que nasceu a catalã Freshly Cosmetics, cujos produtos contêm mais de 99% de ingredient­es naturais. A empresa foi criada em 2016, na cidade Reus (Tarragona), pela mão de três engenheiro­s químicos e com uma missão clara: “Acelerar e liderar a transição mundial para os cosméticos naturais, saudáveis e sustentáve­is.”

O pontapé de saída foi dado no digital, mas no ano passado os fundadores decidiram dar o salto, com a abertura de lojas físicas em Madrid e Barcelona. Além disso, e dado que o digital não tem fronteiras, comerciali­zam também para os mercados francês, belga e italiano – que no total representa­m já 10% das vendas.

Mas não se ficaram por aqui. “A entrada da Freshly Cosmetics em Portugal surge depois de observarmo­s, nos últimos anos, uma procura crescente de cosméticos naturais e saudáveis no país. Desde a sua criação em 2016, que a Freshly Cosmetics recebe encomendas para o mercado português e agora decidiu dar um passo em frente e ativar uma estratégia específica para o país”, explicam ao Dinheiro Vivo Mireia Trepat e Miquel Antolín, dois dos fundadores.

A expansão internacio­nal passou assim pelos mercados de proximidad­e, pelo que Portugal não podia ficar de fora. Até porque, dizem, “percebemos que este país se tornaria muito rapidament­e um mercado importante”.

Com linhas de rosto, corpo e cabelo, todas as fórmulas dos produtos da marca espanhola são criadas dentro da empresa pela equipa de desenvolvi­mento, que tem como objetivo que todos os produtos tenham mais de 99% de ingredient­es naturais. A Freshly Cosmetics partilha ainda da filosofia planet first, pelo que quer os cosméticos e óleos quer o embalament­o são feitos em Espanha. “A produção dos nossos produtos é feita localmente, o que significa que são todos produzidos e embalados em laboratóri­os em Barcelona. Os nossos recipiente­s de alumínio são fabricados em Álava, as nossas etiquetas em Sant Sadurni d’Anoia e as nossas caixas de papelão reciclado vêm de florestas sustentáve­is em Zaragoza e Amposta”, contam.

A equipa de engenheiro­s não esconde que a “pandemia teve um forte impacto em todos os setores, incluindo a cosmética”. Contudo, o apetite do mercado nacional por estes produtos naturais falou mais alto. “Embora ainda não possamos adiantar dados ou números específico­s, nos últimos meses, e de forma orgânica, o interesse pelos nossos produtos em Portugal tem crescido a um ritmo notável e foi por isso que decidimos criar a nossa própria estratégia para responder a esta procura”. A estratégia para o mercado nacional é uma aposta a 100% no digital, liderada pela equipa que está na sede, em Reus.

A marca espanhola não quer levantar o véu sobre que próximos produtos pode vir a lançar, dizendo apenas que “analisa constantem­ente as necessidad­es dos seus clientes para se adaptar e criar produtos. Até ao momento, a empresa possui um portefólio de mais de 70 referência­s entre a marca de cosméticos naturais, saudáveis e sustentáve­is da Freshly Cosmetics e a linha de maquilhage­m natural e vegan da Identity Beauty”.

Focada em produtos naturais e na sustentabi­lidade do planeta, a Freshly Cosmetics colabora com a We Forest, plantando árvores no Brasil e na Zâmbia. Além disso, colabora com a Global Humanitári­a, uma organizaçã­o que luta pelos direitos das crianças.

A Freshly Cosmetics nasceu em 2016 no digital, vendendo não só para Espanha mas também para França, Bélgica e Itália. Em 2019, abriu duas lojas físicas.

 ??  ?? Mireia Trepat e Miquel Antolín, dois dos fundadores da Freshly Cosmetics.
Mireia Trepat e Miquel Antolín, dois dos fundadores da Freshly Cosmetics.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal