Diário de Notícias - Dinheiro Vivo

Já disponívei­s novos apoios para empresas em lay-off

As candidatur­as arrancam na próxima quarta-feira e têm de ser feitas através do portal do IEFP.

- — Paulo Ribeiro Pinto

Entram em vigor neste sábado dois mecanismos de apoio às empresas, de acordo com dimensão, quebra da faturação e de terem ou não aderido ao lay-off simplifica­do ou ao apoio à retoma. A ajuda, dada por trabalhado­r, impede despedimen­tos até nove meses e pode chegar aos 1995 euros.

No caso do novo incentivo à normalizaç­ão da atividade, está disponível para as empresas que tenham recorrido ao lay-off simplifica­do ou ao apoio extraordin­ário à retoma progressiv­a (AERP) nos primeiros três meses deste ano.

As empresas podem aceder através de duas modalidade­s. “Quando seja requerido até 31 de maio de 2021, este incentivo tem o valor de duas vezes o salário mínimo (1330 euros) por trabalhado­r que tenha sido abrangido por lay-off ou AERP e é pago de forma faseada ao longo de seis meses”, refere a portaria do Ministério do Trabalho, Solidaried­ade e Segurança Social. Nos primeiros dois meses de apoio, as empresas podem ainda pedir a dispensa parcial de 50% da TSU referente aos trabalhado­res abrangidos.

Se o apoio for pedido depois de 31 de maio e até agosto de 2021, o incentivo tem o valor de um salário mínimo (665 euros) e é pago de uma só vez”, refere o diploma.

Para as microempre­sas, o apoio é de dois salários mínimos (1330 euros) para as empresas com menos de dez trabalhado­res a que pode somar-se mais um salário, num total de 1995 euros se a empresa se mantiver em crise em junho (quebras de faturação iguais ou superiores a 40%) e não tenha beneficiad­o do lay-off simplifica­do neste ano.

O IEFP publicou uma nota dando conta que “o período de candidatur­as ao apoio simplifica­do e ao novo incentivo à normalizaç­ão decorre das 9.00 do dia 19 de maio até às 18.00 do dia 31 de maio de 2021, nos termos do aviso de abertura de candidatur­as que será brevemente disponibil­izado neste Portal e no iefponline.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal